WhatsApp
Facebook
Mon Recebeu Meio Milhão De Visitantes, Alcançando Recorde Histórico Em 2023

O Museu Oscar Niemeyer (MON) alcançou um recorde de visitantes em 2023, com um total de 503.588 pessoas, o maior desde sua inauguração no início do século. Houve um aumento significativo de 24% em relação a 2022, que já havia registrado a maior visitação até então, com 405.645 visitantes.

Cerca de 70% do público total de 2023, o que corresponde a mais de 347 mil pessoas, aproveitaram a política de gratuidade do museu, que inclui grupos como crianças até 12 anos, pessoas com mais de 60 anos, diversas categorias profissionais, além das quartas-feiras, quando os ingressos são gratuitos para todos os públicos.

“A ampla política de gratuidade do MON é um dos motivos para alcançarmos esse recorde de público”, afirma a diretora Juliana Vosnika. “A quarta-feira gratuita é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, tornando o MON um local cada vez mais democrático e acessível.”

A secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, destaca a união bem-sucedida entre a valorização da arte paranaense, brasileira e internacional. Ela ressalta que o MON se destaca como um espaço museológico múltiplo e plural, atento às tendências artísticas.

Os resultados positivos são atribuídos ao trabalho conjunto das equipes do MON, da Secretaria da Cultura e do Governo do Paraná. A pesquisa “Cultura nas Capitais” apontou Curitiba como a capital brasileira com maior frequência da população em museus.

A programação diversificada, que incluiu 12 exposições inauguradas em 2023, também contribuiu para esse sucesso. Destaques incluem ações educativas que atenderam mais de 47 mil pessoas ao longo do ano, além do programa MON Primeiros Passos, que oferece oficinas artísticas para crianças de 1 a 2 anos, com excelente aceitação do público. O MON também promoveu oficinas artísticas dirigidas para crianças e adolescentes, como parte do amplo projeto de inclusão MON Para Todos, que contempla o público autista com recursos como Sala de Acomodação Sensorial, Cordão de Girassóis, Narrativa Visual e Mapa Sensorial.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook