WhatsApp
Facebook
Mais de 10 mil educandos em Pinhais são atendidos pelo Programa Saúde na Escola

Visando combater as fragilidades que afetam o progresso de crianças, adolescentes e jovens na rede de ensino pública, a Prefeitura de Pinhais, através do Programa Saúde na Escola (PSE), implementa ações de promoção, prevenção e atendimento de saúde nas unidades escolares. Pinhais aderiu ao programa em 2014. Para o ciclo 2023-2024, 32 escolas estão envolvidas, das quais 12 são municipais, uma é estadual e 19 são Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), totalizando um atendimento de 10.115 estudantes.

As ações, realizadas de maneira colaborativa entre os profissionais da Atenção Primária em Saúde e da área da Educação, têm o objetivo de enriquecer a formação dos alunos por meio de atividades que abordam diversas temáticas. Segundo Janaina Eleutério de Freitas, da Seção de Estratégia da Saúde da Família da Secretaria de Saúde de Pinhais, essas atividades são conduzidas de maneira lúdica, envolvendo brincadeiras, teatro e oficinas. Durante essas iniciativas, são realizadas medições de peso e altura, verificação de registros de vacinação e administração de vacinas conforme o calendário estabelecido, mediante autorização dos pais.

Os temas abordados incluem: saúde ambiental, promoção da atividade física, alimentação saudável e prevenção da obesidade, promoção da cultura de paz e direitos humanos, prevenção de violência e acidentes, prevenção de doenças negligenciadas, confirmação do status vacinal, saúde sexual e reprodutiva, prevenção do HIV/IST, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras substâncias, saúde bucal, saúde auditiva, saúde ocular e prevenção da Covid-19. Em 2024, o tema da saúde mental será incorporado.

Segundo Janaina, algumas ações são priorizadas, tais como a verificação do status vacinal, saúde bucal, saúde ambiental, promoção da atividade física, promoção da cultura de paz e direitos humanos, alimentação saudável e prevenção da obesidade, além do atendimento individualizado a crianças com sobrepeso.

PSE

O Programa Saúde na Escola (PSE), implementado por decreto presidencial nº 6.286 em 5 de dezembro de 2007, é um programa interdisciplinar que une os setores de Saúde e Educação. Esse programa visa a promoção da saúde e da educação integral, direcionando políticas de saúde e educação para crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede de ensino pública.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook