Na noite de Ano Novo, muitas pessoas se preocupam com certas tradições e um detalhe que não passa batido é a cor da roupa a ser usada. Tradicionalmente o branco predomina, mas outras cores podem fazer parte do look para a festa da virada. O 2023 será o ano da espiritualidade e da busca pelo autoconhecimento. Para a cromoterapia, associada a numerologia, a cor será o lilás/violeta indicada pelo número 7 que é a soma de todos os algarismos de 2023.
A cromoterapeuta Solange Lima explica, contudo, que não há uma cor certa padronizada para todas as pessoas. Tudo depende do que ela busca. A cromoterapia trabalha com a energia das cores e Solange explica que com base no significado e função delas, a a escolha pode ser feita. “A pessoa pode escolher uma adequada para seu momento, seu estado de espírito e suas necessidades, mas também pode se influenciar pela função ou significado de cada cor e escolher o que usar por esse motivo”, argumenta.
Segundo ela, a partir do momento que alguém lê a respeito de uma determinada cor e se identifica com a energia que aquela cor traz, pode resolver utilizá-la para levar aquela energia para sua vida. Por exemplo, se em 2023 a pessoa busca uma conexão com o seu interior, com as forças divinas, pode optar pelo lilás ou violeta em alguma peça de roupa para passar a virada.
Na cromoterapia, explica a especialista, sete cores são utilizadas nos tratamentos e indicações. Mas e o branco, tradicionalmente utilizado nas festas de final de ano? Solange diz que ele remete a paz e tranquilidade. “A combinação das cores fica a critério de cada pessoa.
LILÁS/VIOLETA- No caso da virada do ano, por 2023 ser simbolizado pelo número 7 (2+0+2+3=7), a cor que rege o número 7 é o violeta, que traz autoconhecimento e ajudar a trabalhar a intuição. “Eu sugiro uma peça de roupa violeta, um acessório ou esmalte nessa cor na virada do ano, podendo combinar com outras cores de acordo com a necessidade ou a cor branca mesmo, já é tradição nas festas de final de ano. Quanto a usar as cores nas roupas pode-se fazer várias combinações, só ver o que está precisando e combinar as cores.”
O significado das cores na cromoterapia
Vermelho – é estimulante, afasta a depressão, tira o desânimo. É a cor das conquistas, das paixões e da sexualidade.
Amarelo – é ativadora e dinâmica, age sobre os processos mentais. O amarelo afasta as ideias fixas e aumenta a capacidade de raciocínio. É a cor da inteligência, do estudo e da criatividade.
Laranja – é restauradora e regeneradora, traz recuperação depois de um processo destrutivo e a capacidade de refazer o que não está certo. É a cor da coragem, da reconstrução e da melhora.
Verde – é calmante e equilibradora. O verde melhora qualquer estado físico negativo e energiza o corpo e a alma.
Azul – traz equilíbrio, paciência, harmonia e serenidade, tranquilizando o corpo e a mente. Ajuda nos casos de insônia e estresse.
Índigo – trabalha o equilíbrio energético, intuição, proteção, limpeza e purificação de ambientes.
Violeta – é profundamente espiritual, mística e religiosa. O violeta atua sobre quem está espiritualmente desequilibrado, descrente e sem conexão com as forças divinas.