WhatsApp
Facebook
Licenciamento de veículos com placas de final 6, 7 e 8 vence no mês de outubro

O prazo para quitar o Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV-e) 2023 de veículos registrados no Paraná com placas finais 6, 7 e 8 termina neste mês de outubro.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) enfatiza a importância de respeitar essa data limite, pois circular com pendências é considerado uma infração gravíssima.

A taxa para este ano é única para todos os veículos do estado, no valor de R$ 90,94. O CRLV-e é um documento obrigatório para circular e pode ser pago através de PIX, nos caixas eletrônicos ou pelo internet banking dos bancos credenciados.

O prazo para pagamento varia de acordo com o final das placas dos veículos. Para placas que terminam em 1 e 2, o prazo expirou em agosto; para placas com finais 3, 4 e 5, venceu em setembro; para as placas com finais 6, 7 e 8, o prazo é outubro, e para veículos com finais 9 e 0, é novembro.

É importante lembrar que o CRLV não é mais emitido em papel-moeda desde 1º de janeiro de 2021, conforme a Deliberação 180/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 30 de dezembro de 2019. Agora, ele está disponível apenas na versão digital (CRLV-e), que pode ser obtida no portal do Detran em formato PDF, pelos aplicativos Carteira Digital de Trânsito (CDT) e Detran Inteligente, e pode ser impressa em qualquer impressora comum.

O CRLV-e é emitido após a quitação de todos os débitos do veículo, se houver (licenciamento, IPVA e multas), em um prazo de até três dias. O Detran-PR não envia notificações por carta aos proprietários.

Vale ressaltar que circular com um veículo não licenciado é considerado uma infração de trânsito gravíssima, de acordo com o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e apreensão do veículo.

Foto: Geraldo Bubniak / AEN

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook