WhatsApp
Facebook
Jovens de Pinhais representam o município na Caravana Juventude Negra Viva

Na última semana, nos dias 17 e 18, aconteceu em Curitiba, no Palácio das Araucárias, a Caravana Juventude Negra Viva, que contou com a participação de três jovens agentes de cidadania representando o município de Pinhais. O objetivo do evento foi promover discussões e buscar soluções para as demandas relacionadas à luta racial e à violência que impactam desproporcionalmente a juventude negra.

Sabrina Conceição, uma das agentes de cidadania presentes, compartilhou suas reflexões sobre o racismo estrutural após participar do evento: “Achei bem interessante, fiz algumas reflexões sobre o racismo estrutural. Ações assim, como a da caravana para juventude negra, são muito positivas”. Já Dayana Odela, também agente de cidadania, sentiu-se acolhida e à vontade junto com pessoas de sua cor: “Um evento com experiências reais e que precisam melhorar na sociedade”. Ruth Phanord, outra representante no evento, relatou: “Eu adorei, conheci algumas pessoas, aprendi muito, foi bem legal”, relatou.

A abertura do evento contou com a presença de representantes do Governo Federal, da juventude negra, da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef), que discutiram pontos importantes para fortalecer a igualdade no Brasil. A iniciativa foi organizada pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Igualdade Racial.

Além da cerimônia de abertura, foram realizadas oficinas temáticas para debater propostas com a juventude negra paranaense, incluindo pessoas pretas-retintas e não-retintas, com idades entre 14 e 29 anos. As demandas discutidas durante o evento farão parte do Plano Juventude Negra Viva, que busca unificar essas demandas e promover mudanças reais diante dos desafios enfrentados por esse segmento da população.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook