WhatsApp
Facebook

Considerado um dos pioneiros e mais completos sistemas de transporte público municipal gratuito no Paraná, o Joião, como foi batizado em alusão ao slogan de Quatro Barras – a Joia Rara do Paraná – completou na última semaana um ano de funcionamento. A data sela o período de lançamento do programa e traz algumas estatísticas importantes.

Nestes 12 meses de atendimento, o Joião disponibilizou quase um milhão de passagens gratuitas para usuários do transporte público, nas linhas municipais. Isso porque, na prática, quem necessita se deslocar pelo município, nas áreas urbanas ou rurais, sendo morador ou não da cidade, pode utilizar o transporte gratuitamente. 

O alto volume de atendimentos do Joião, que neste período percorreu mais de 447 mil quilômetros nas cinco linhas municipais em que opera, traz benefícios em muitas vertentes. Além da economia no bolso para o usuário, o programa amplia a mobilidade local, estimula o comércio (já que grande parte do valor economizado também é gasto localmente) e incentiva a preferência do empregador pela contratação de profissionais do próprio município.

ACESSO A POLÍTICAS MUNICIPAIS – Outros indicadores também merecem atenção. De acordo com a Fundação Weiss Scarpa, que hoje mantém parceria com a Prefeitura e o SENAI para a realização do Programa Jovem Aprendiz – que qualifica jovens e intermedia seu ingresso no mercado de trabalho – a evasão de alunos teve uma diminuição exponencial após a implantação do Joião. 

O prefeito Loreno Bernardo Tolardo diz que o programa traz um ciclo de benefícios, seja no fortalecimento do comércio, na geração de renda e empregos, ou seja no acesso às políticas públicas, a exemplo do Jovem Aprendiz, entre tantas outras.

“Acreditamos muito nesta política de mobilidade, de incentivo ao trabalhador, de acesso aos programas municipais e de fomento da nossa economia local. É um processo onde todos ganham, porque a circulação de recursos fica no próprio município”, avaliou o prefeito. “É um programa pensado, sobretudo, em benefício da população”, concluiu Tolardo, que comemorou os índices do programa após este um ano de implantação.

ECONOMIA – Alguns cálculos são difíceis de mensurar dentro do programa, porque o Joião também integra as linhas metropolitanas que, neste caso, prevêem cobrança de tarifa. Mas em linhas gerais, o transporte público gratuito traz, coletivamente, uma economia importante. Em cada uma das cinco linhas em que o Joião opera, estima-se que os usuários tenham deixado de gastar cerca de R$ 500 mil ao longo do ano. 

Hoje o custeio do programa é realizado integralmente pela Prefeitura de Quatro Barras. 

O JOIÃO – Criado em 21 de março de 2022, o programa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e a então COMEC (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), hoje denominada Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP).

No mês passado, o Joião foi destaque em noticiários da imprensa estadual, em meio às notícias do reajuste da tarifa em Curitiba. Emissoras como RPC, RICTV e CBN destacaram o modelo de transporte oferecido em Quatro Barras.

NOVIDADES – Além de buscar melhorias permanentes para o Joião, a Prefeitura está em vias de implantar Wi-Fi gratuito em todos os ônibus operados pelo programa e deve anunciar novidades em breve.

O Joião ainda dispõe de uma página exclusiva no site da Prefeitura, com tabelas, horários e informações sobre o programa. Para conferir, basta acessar o site: www.quatrobarras.pr.gov.br.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook