WhatsApp
Facebook

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dará início a uma semana de mutirão de reabilitação profissional a partir desta segunda-feira (11). As equipes das superintendências regionais entrarão em contato com os segurados que aguardam atendimento, sem necessidade de agendamento prévio.

Atualmente, 37 mil segurados aguardam avaliação socioprofissional nas seis superintendências regionais do INSS. Para o mutirão, foram disponibilizadas 4.773 vagas, distribuídas entre diferentes estados: 580 em São Paulo, 1.530 em Minas Gerais, 88 no Rio de Janeiro, 630 em Santa Catarina, 1.265 em Pernambuco e 680 no Distrito Federal.

Os segurados considerados aptos ao programa de reabilitação profissional após a avaliação inicial serão atendidos. O serviço envolve o acompanhamento por diversos especialistas do INSS, como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, sociólogos, pedagogos e assistentes sociais.

Encaminhamentos à reabilitação profissional do INSS podem ser feitos através de perícia médica, requerimento espontâneo ou, em último caso, pela Justiça Federal. Durante o programa de reabilitação, o segurado continua recebendo o benefício por incapacidade temporária.

O INSS enfatizou que o serviço de reabilitação profissional é um programa composto por diversas etapas e não se trata de um atendimento isolado. O órgão possui acordos de cooperação técnica e convênios com entidades e empresas privadas para a reabilitação física dos beneficiários elegíveis ao programa.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook