WhatsApp
Facebook
Inscrições para o 2º semestre do EJA estão abertas

A Secretaria da Educação do Paraná anuncia o início das inscrições para o segundo semestre do programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) em instituições de ensino estaduais nesta quarta-feira (14). O programa oferece a chance aos alunos de completar sua educação do ensino fundamental II (últimos anos) ou do ensino médio em um período mais curto, proporcionando a eles a qualificação necessária para ampliar as chances no competitivo mercado de trabalho. Os candidatos podem realizar suas inscrições até o dia 11 de julho.

Os interessados devem buscar as instituições que disponibilizam o programa EJA, as quais estão espalhadas por mais de 270 municípios. Essas instituições podem ser localizadas neste site.

Para ser elegível para os últimos anos do ensino fundamental, o candidato precisa ter pelo menos 15 anos. Para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos.

Ao contatar a escola para realizar a inscrição, o aluno será orientado a apresentar alguns documentos, incluindo certidão de nascimento, RG, CPF e histórico escolar. A lista completa dos documentos necessários está disponível neste site.

Formato hibrido

Para os estudantes que não têm condições de comparecer pessoalmente às aulas, 79 escolas disponibilizarão o programa em formato híbrido — presencial e online — tanto para o ensino fundamental II quanto para o ensino médio. As aulas online são assíncronas (não são realizadas em tempo real) e são disponibilizadas em um ambiente virtual, permitindo ao aluno estudar em um horário que seja conveniente.

O formato híbrido garante que todos os alunos do programa EJA possam ter acesso ao ensino online. No entanto, é necessário comparecer à escola onde estão matriculados ao menos uma vez por semana para um momento presencial, seja para esclarecer dúvidas ou para realizar avaliações.

Os tópicos abordados são os mesmos do formato presencial e a presença exigida para conclusão é de dois dias por semana. O formato EAD está disponível em todas as regiões do estado e as avaliações são feitas presencialmente. As escolas que disponibilizam o formato EAD podem ser encontradas AQUI.

Ensino médio

O aluno matriculado no programa EJA do ensino médio pode concluir o curso em três semestres, equivalendo a um ano e meio de estudos, com uma carga horária semanal de 24 horas/aula (cerca de 5 horas diárias), de segunda a sexta-feira.

Foto: SEED-PR.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli