WhatsApp
Facebook

Desde segunda-feira (19), iniciaram as inscrições para o exame de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Os interessados têm até o dia 1º de março para se inscrever por meio do Sistema Celpe-Bras. As provas serão realizadas entre os dias 23 e 26 de abril em postos no Brasil e no exterior.

No momento da inscrição, é necessário indicar o país e o posto onde deseja realizar as provas, informar o número do passaporte ou documento de identificação válido no país de inscrição e fornecer sua data de nascimento. Além disso, é importante disponibilizar um endereço de e-mail e um número de telefone válidos.

Participantes que necessitarem de atendimento especializado ou de tratamento pelo nome social no dia do exame devem fazer a solicitação durante a inscrição, enviando a documentação comprobatória necessária.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oferece atendimento especializado para participantes com diversas necessidades, como baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, dislexia, entre outras. O resultado das solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social será divulgado no dia 8 de março através do sistema do exame.

O Celpe-Bras é o exame oficial brasileiro para certificar a proficiência em língua portuguesa como língua estrangeira. As provas são realizadas em diversos postos aplicadores, como instituições de ensino superior, representações diplomáticas, centros culturais, entre outros. Este exame é aceito por instituições de ensino superior para ingresso em cursos de graduação e pós-graduação, além de ser válido para a validação de diplomas de profissionais estrangeiros que desejam trabalhar no Brasil.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook