WhatsApp
Facebook

O setor da mineração foi, durante muito tempo, dominado pelos homens. A disparidade de gênero do setor ainda é grande, mas algumas iniciativas adotadas pela Enaex têm ajudado a aumentar a presença feminina no setor. Nos últimos dois anos, a fábrica de Quatro Barras gerou 282 postos de trabalho. Desses, cem vagas foram destinadas às mulheres, sendo 34 geradas em 2021 e 66 em 2022.

“Vivemos um movimento importante de crescimento da participação das mulheres nas organizações e a Enaex trata o assunto com muita seriedade. São iniciativas reais que oportunizam a presença das mulheres nesse setor. Das cem mulheres que ingressaram em nossa unidade nos últimos dois anos, quatro delas foram promovidas ao nível gerencial”, compartilha a gerente de RH e Sustentabilidade Corporativa, Elisa Ayres Scortecci de Paula, que inclusive foi uma das quatro colaboradoras que receberam a oportunidade de assumir um nível mais alto na posição de liderança.

Elisa Iniciativas Adotadas Pela Enaex Aumentam A Presença Feminina Na Mineração
Das mulheres que ingressaram na empresa, quatro delas foram promovidas ao nível gerencial, uma delas foi gerente de RH e Sustentabilidade Corporativa, Elisa Ayres. Foto: Divulgação

As oportunidades destinadas às mulheres refletem não só na indústria de Quatro Barras, mas pode-se considerar uma realidade nacional no setor da mineração. Uma pesquisa feita pelo movimento Women in Mining Brasil (WIM Brasil) – no qual a Enaex é uma das empresas signatárias – mostrou que a inclusão de mulheres no setor cresceu 2%, em comparação a 2020, quando o índice era de 13%. O levantamento foi feito em parceria com a consultoria EY e divulgado em setembro de 2022.

Ainda dentro desse contexto, a Enaex desenvolve também uma série de iniciativas para fortalecer o movimento, a mais recente visa a formação de 37 jovens mulheres – todas familiares de colaboradores – que terão a oportunidade de ingressar no Programa Jovem Aprendiz. Além da preparação para o mercado de trabalho, as selecionadas irão passar por uma formação técnica e suporte vocacional oferecido pela empresa.

O projeto terá início em março deste ano, mês em que se celebra o Dia da Mulher, e contará com outras atividades também voltadas a essa temática.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook