WhatsApp
Facebook
Guarda Municipal De Pinhais Registrou Mais De 24 Mil Atendimentos Em 2023

A Guarda Municipal de Pinhais, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset), realizou 24.358 atendimentos ao longo de 2023.

Os registros baseiam-se nos chamados da população à GM, acessíveis pelo Disque 153 ou aplicativo 153 Cidadão, e em abordagens presenciais em patrulhas e nos Módulos Eletrônicos de Monitoramento na cidade.

Segundo levantamento da Seset, foram 1.659 Boletins de Ocorrência, incluindo 78 cumprimentos de mandado de prisão e 60 veículos recuperados com alerta de furto/roubo, 10 a mais que no ano anterior. Outros destaques são 44 casos de violência contra a mulher (Lei Maria da Penha), 43 apoios a cumprimentos de ordens judiciais, 28 furtos, 31 ocorrências de tráfico de entorpecentes, 16 roubos, e quatro armas de fogo apreendidas pela GM. As patrulhas percorreram cerca de 267.902 km, equivalente a mais de seis voltas na Terra.

O secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, destaca os resultados positivos das ações de segurança no município, incluindo a Muralha Digital e as câmeras corporais dos agentes. A Muralha Digital, monitorando entradas e saídas, registra carros que entram na cidade, identificando alertas de roubo e realizando detecção facial por meio de Inteligência Artificial (IA).

A população é incentivada a colaborar com a segurança pública, reportando situações suspeitas à Central de Monitoramento pelo telefone 153. A Prefeitura investe cerca de R$ 4 milhões ao ano no sistema de segurança, que inclui aproximadamente 700 câmeras de monitoramento, Speed Dome, câmeras OCRs (leitoras de placas), Módulos Eletrônicos de Monitoramento, câmeras veiculares e corporais, e câmeras patrimoniais.

Para casos de emergência e crimes em Pinhais, a população deve contatar a Polícia Militar pelo telefone 190 ou a Guarda Municipal pelos números 153 e (41) 3912-5153, aplicativo 153 Cidadão, ou pelos Módulos Eletrônicos de Monitoramento na cidade.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook