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Grupo Pátria vence leilão de rodovias no Paraná com desconto de 18,25%

O Grupo Pátria (Infraestrutura Brasil Holding XXI SA) conquistou o Lote 1 do mais recente pacote de concessões de rodovias do Paraná, com um desconto de 18,25% na tarifa por quilômetro rodado, que foi de R$ 0,10673 no leilão, chegando a R$ 0,08725 na pista simples. Isso resulta em um valor 65% inferior à tarifa por quilômetro rodado que seria aplicada se o Anel de Integração ainda estivesse em vigor (R$ 0,2543), ou 54% menor do que a última tarifa por quilômetro rodado cobrada (R$ 0,1919).

A cerimônia de leilão aconteceu na sexta-feira (25) na Bolsa de Valores de São Paulo e contou com a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do ministro dos Transportes, Renan Filho. Duas propostas foram apresentadas. O Consórcio Infraestrutura Paraná ofereceu um desconto de 8,33%, sem disputa na fase de pregão ao vivo.

“É o começo de uma nova história no Paraná, com um contrato muito mais modernos, preços justos e um grande pacote de obras, o que vai posicionar o Estado como um grande hub logístico da América do Sul”, disse Ratinho Junior. “Nós encerramos um capítulo triste com as antigas concessões e agora estamos começando uma modelagem muito mais segura e inovadora”.

A nova empresa adquiriu a concessão de 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais que abrangem áreas como Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná. Serão investidos pelo menos R$ 7,9 bilhões em melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.

O edital especifica que 344 quilômetros serão duplicados e 210 quilômetros receberão faixas adicionais (terceiras faixas). Também estão planejados 44 quilômetros de novos acostamentos, 31 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e a construção de 86 viadutos, trincheiras e passarelas.

A empresa que venceu a concessão também será responsável por cerca de R$ 5,2 bilhões em custos operacionais durante o período, abrangendo serviços médicos e mecânicos, áreas de descanso para caminhoneiros e um sistema de balanças de pesagem, totalizando um investimento de R$ 13 bilhões. O contrato terá duração de 30 anos e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estima que isso resultará em aproximadamente 81,7 mil empregos.

O novo trecho de rodovia atravessa diretamente 18 cidades (Prudentópolis, Porto Amazonas, Guamiranga, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Ipiranga, Ponta Grossa, Curitiba, Lapa, Irati, Palmeira, Campo Largo, Balsa Nova, Araucária, Contenda, Almirante Tamandaré e Colombo) com uma população total de 3,06 milhões de habitantes, de acordo com o último censo.

Um amplo conjunto de obras estruturais está previsto no contrato. A BR-373, ligação entre Ponta Grossa (Trevo do Caetano) e Prudentópolis (Trevo do Relógio), será duplicada integralmente. O trecho de 99,3 quilômetros, que passa também pelos territórios de Ipiranga, Imbituva e Guamiranga, receberá 21 novas Obras de Arte Especiais (OAE), incluindo viadutos, passarelas e uma passagem em desnível.

O Contorno Norte de Curitiba, a PR-418, estende-se por 21,86 quilômetros, desde o trevo de acesso a Campo Largo até a rotatória de acesso para Colombo (PR-417). Este trecho também será totalmente duplicado, desde o entroncamento com Colombo até a pista dupla já existente próxima ao trevo para Campo Largo, ao longo de 20,53 km. O Contorno Sul de Curitiba receberá duas faixas adicionais em ambos os sentidos, resultando em quatro faixas de rolamento em cada direção.

O Lote 1 também abrange três rodovias de ligação entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC): a PR-427 entre Lapa e Porto Amazonas, a PR-423 entre Araucária e Campo Largo, e a BR-476 entre Lapa e Araucária. Melhorias nesses trechos envolvem duplicações, viadutos, trincheiras, faixas adicionais e melhorias ambientais.

Por fim, está prevista a duplicação de 156,3 km da BR-277, a partir do Trevo Sprea em Balsa Nova até o Trevo do Relógio em Prudentópolis, passando por Palmeira e Irati. Essas obras têm previsão de início no terceiro ano do contrato, com duas frentes de trabalho: no km 164+700 (trevo de acesso a Porto Amazonas) e no km 249 (entroncamento com a Rua Ladslau Cgriczinski, acesso para Irati).

Também estão planejados 151,26 quilômetros de faixas adicionais na BR-277, com destaque para a ligação entre Campo Largo e o Contorno Leste de Curitiba, com novas faixas em ambos os sentidos, cobrindo 14,20 km e 13,30 km, respectivamente.

Esses novos contratos também permitem a implementação gradual do sistema free flow, que ajustará o valor pago pelos usuários das rodovias de acordo com o trecho percorrido, por meio de pórticos instalados. Essa tecnologia, que envolve cobrança automática, já é comum em países da Europa, Estados Unidos e China, garantindo que os usuários paguem apenas pela distância percorrida, não pela extensão total da rodovia com pedágio.

Inovações

Outras inovações incluem câmeras com tecnologia OCR, permitindo o reconhecimento de placas de veículos em pontos estratégicos; Painéis de Mensagem Variável (PMV); iluminação em LED em áreas críticas, como trechos urbanos, viadutos e entroncamentos; sistema de pesagem automática em movimento (WIM) para caminhões; e sistema de monitoramento meteorológico interno.

Também está prevista a disponibilização de internet nos pontos de atendimento ao usuário e áreas de descanso para caminhoneiros, além de um sistema de comunicação WiFi que cobre 100% da rodovia, permitindo acesso ao canal de atendimento ao usuário.

Foto: Jonathan Campos / AEN

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