O Grupo Boticário realizou nessa terça-feira (29) em Campina Grande do Sul, a inauguração da ampliação do Centro de Distribuição (CD) do grupo, destinado ao desenvolvimento de produtos e logística, cujo investimento foi de R$ 107 milhões.
O vice-governador Darci Piana acompanhou a cerimônia de inauguração da nova unidade. Segundo Piana, a ampliação vai contribuir para a geração de empregos na cidade, mais de 500 vagas, mas também para a consolidação desse mercado em todo o Estado. “O Grupo Boticário é um patrimônio do Estado e sua expansão ajuda a consolidar o crescimento da nossa economia, agora a quarta maior do País”, disse Piana.
Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho Consultivo do Grupo Boticário, ressaltou que o número de vagas deve aumentar ainda mais nos próximos anos. Essa é uma continuidade do plano de investimento anunciado no início do ano, durante a celebração dos 40 anos da primeira fábrica no Paraná.
“Nosso olhar está voltado para o futuro, sempre pautado pelas demandas dos clientes. Por isso, seguimos investindo e buscando soluções que beneficiem o negócio, mas também proporcionem impactos socioeconômicos nas regiões onde estamos presentes”, complementou Grynbaum. “Há uma expectativa de crescimento de postos de trabalho em, pelo menos, 30% a 40% nos próximos cinco anos”.
O prefeito Bihl destacou a importância da vinda do Grupo O Boticário e a parceria com o Governo do Paraná. “Para nós de Campina Grande do Sul, é um privilégio receber uma empresa de sucesso, responsabilidade social e ambiental como o Grupo Boticário. Estamos muito felizes em dar as boas-vindas ao Grupo, e ainda mais de receber investimentos que fomentam a geração de empregos e renda na nossa cidade”, disse o prefeito Bihl que agradece o Grupo Boticário e o Governo do Estado em acreditar no município para instalação desse importante projeto.
Incentivo municipal
Bihl Zanetti, também afirma que além do trabalho incansável do Governador Ratinho Júnior pela geração de empregos o município também colabora e faz sua parte com novo Plano de Incentivo Empresarial do Município de Campina Grande do Sul, através da Lei número 02/2021 – tem como escopo o incentivo econômico, fiscal e de isenção tributária, concedidos aos empreendimentos e/ou empresas proprietárias ou locatárias de imóveis localizados em Campina. “Sabemos que se trata de uma Lei criteriosa nos requisitos ambientais, mas que tais critérios beneficiam e muito a cidade e a população que certamente terá empresas responsáveis e voltadas à geração de emprego e renda da nossa cidade” ressalta o prefeito. Só esse investimento do Grupo Boticário estará gerando cerca de 500 empregos diretos.
Inovação
Segundo empresa, o novo espaço representa um avanço em inovação, tecnologia e logística para o Grupo Boticário, que refletirá na capacidade de desenvolvimento e produção de produtos ainda mais sustentáveis, no potencial de geração de empregos, aproximação ainda maior dos clientes e redução do prazo de entrega dos pedidos. Comprometida com o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, em especial nas regiões dos Polos da Beleza – onde estão reunidas fábricas, centros de distribuição e empresas parceiras – o Grupo reforça sua responsabilidade com o fomento da economia brasileira.
Estrutura
Com cerca de 20 mil metros quadrados, o CD de Campina Grande do Sul é o primeiro 100% multicanal e multimarcas. A ampliação da estrutura do local aumentará a capacidade de armazenamento de produtos e garantirá a separação de até 871 mil produtos por dia.
A evolução do CD, que só foi possível com a modernização e expansão da unidade, permitirá a redução do tempo de entrega dos pedidos realizados pelos revendedores, franqueados e consumidores em um ou dois dias, proporcionando maior agilidade logística e menor margem de erro.
Sustentabilidade
Unindo tecnologia e sustentabilidade, foram usadas paredes de blocos sustentáveis na obra, em que 20% do plástico utilizado são do programa de logística reversa, o maior programa de recolhimento de embalagens pós-consumo no segmento de beleza do Brasil -, uma iniciativa que colaborou com a retirada de 4,5 toneladas de lixo plástico do meio ambiente.
“Vale destacar que em todo o projeto foram usadas 87 toneladas de resíduos reciclados, desde a terra para a fundação até o papelão das embalagens. Além disso, há uma expectativa de crescimento de postos de trabalho em, pelo menos, 30% a 40% nos próximos cinco anos”, destaca Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário.
Presenças
Participaram do evento o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o vice-presidente da Fiep, Alcino de Andrade; a superintendente do Sesi, Fabiane Franciscone; o fundador e presidente do conselho do Grupo Boticário, Miguel Krigsner; o CEO do Grupo Boticário, Fernando Modé; o vice-presidente de operações do Grupo, Sérgio Sampaio; a vice-presidente de Jurídico, Compliance, ESG e Assuntos Institucionais, Fabiana de Freitas; o conselheiro Eduardo Terra; os secretários Jeanderson Lopes (Administração) e Venicio Ferreira (Indústria e Comércio) de Campina Grande do Sul ; o presidente da Câmara do município, Eugênio Zanona; e outras autoridades.