WhatsApp
Facebook
Governo sugere aumento do adicional de titulação para professores universitários

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quarta-feira (1) que o Estado encaminhou um projeto de lei que prevê aumento nos pagamentos adicionais de acordo com a titulação dos professores da rede estadual de ensino superior do Paraná. O projeto, que agora segue para votação na Assembleia Legislativa, terá correções que variam de 5 a 25 pontos percentuais em relação aos valores pagos atualmente sobre o salário-base dos docentes.

Com os novos percentuais, os docentes com especialização passam a receber um adicional de titulação de 30%, os mestres de 60% e os doutores de 105%. Atualmente os percentuais são de 25%, 50% e 80%, respectivamente. A proposta do Governo é que os novos valores sejam aplicados na folha de pagamento a partir de janeiro de 2024, de forma retroativa ao mês de dezembro de 2023.

Segundo Ratinho Junior, a proposta foi elaborada em conjunto pelas secretarias estaduais e as reitorias das sete universidades estaduais: UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro, UENP e Unespar. Ele defendeu que os valores definidos conseguem combinar uma valorização dos quadros acadêmicos com a capacidade orçamentária do Estado.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, a proposta valoriza a carreira dos docentes do ensino superior. “É um ganho importante que beneficia principalmente os professores doutores, que correspondem a 80% do quadro efetivo e 65% entre os temporários”, disse. “Isso valoriza a carreira a partir do mérito, porque quem opta pela carreira acadêmica sempre almeja chegar ao nível de doutor para poder exercer plenamente a atividade de professor e pesquisador”, declarou.

Rede acadêmica

O Sistema de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná é formado por sete universidades estaduais, com câmpus localizados em todas as regiões do Estado. Somadas as ofertas de todas as universidades, são 445 cursos de graduação, 209 de mestrado e 119 de doutorado. O corpo docente é composto por 7.686 professores. No total, 5.170 são professores efetivos, dos quais 4.291 possuem titulação de doutorado, 718 de mestrado e 139 de especialização.

Reajustes

Em agosto, os 283 mil servidores públicos ativos e aposentados do Paraná tiveram acréscimo de 5,79% implantado na folha de pagamento. O reajuste faz parte de um pacote de medidas apresentadas pelo Governo do Paraná para valorizar o funcionalismo público estadual e promover melhorias em diversas áreas, incluindo a educação, saúde e outras carreiras do setor público.

Foto: Jonathan Campos / AEN

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook