WhatsApp
Facebook
Governador realiza entrega de R$ 52 milhões em veículos e equipamentos à Defesa Civil

A Defesa Civil do Paraná recebeu um aporte de aproximadamente R$ 52 milhões em novos veículos e equipamentos nesta terça-feira, dia 31. A entrega desses recursos foi realizada no Palácio Iguaçu e representa a maior aquisição na história do órgão no estado. Os novos veículos e equipamentos contribuirão significativamente para as operações e o atendimento à população.

Os itens entregues incluem 35 caminhões auto-bomba-tanque, uma viatura de intervenção imediata para combate a incêndios, 25 carros modelo Saveiro, 391 motosserras, 71 almofadas pneumáticas e 57 desencarceradores. Esses recursos serão distribuídos para as coordenadorias regionais da Defesa Civil.

“É a maior compra de equipamentos para a Defesa Civil nos mais de 50 anos da história do órgão. Eles começam a ser usados imediatamente nos municípios que estão sendo atingidos pelas chuvas, dando melhores condições de trabalho aos homens e mulheres que atuam nas situações de emergência e também na prevenção a desastres”, afirmou Ratinho Junior.

“O Estado passa por um momento difícil, mas a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros trabalham 24 horas por dia para amenizar os problemas. A nossa função é dotá-los cada vez mais com tecnologia e equipamentos modernos, viaturas e caminhões, que não serão usados apenas nas enchentes, mas também em deslizamentos e acidentes de trânsito, por exemplo”, acrescentou o governador.

Além disso, o aumento de recursos para o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, que faz parte do sistema de Defesa Civil Estadual, contribuiu para a ampliação desses investimentos. O desmembramento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar resultou em um aumento significativo no orçamento da Corporação para o próximo ano, triplicando os investimentos em infraestrutura, equipamentos e treinamento.

A aquisição desses equipamentos faz parte de um planejamento estratégico anterior às chuvas excepcionais que afetaram o estado desde o início de outubro. Esses recursos serão utilizados pelas equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, contribuindo para a capacidade de resposta em situações de desastre e no suporte à população afetada pelas chuvas.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, enfatizou que esses equipamentos farão a diferença nos atendimentos, especialmente nos acidentes de trânsito e combate a incêndios, melhorando o serviço prestado à população e contribuindo com o objetivo de salvar vidas. Ele assegurou que todos os municípios serão beneficiados, com designações específicas para o envio de cada equipamento e remanejamento dos materiais em uso para outros municípios.

O prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, destacou a importância desses equipamentos, especialmente em um momento em que enfrentam inundações na Região Metropolitana de Curitiba, e acredita que eles contribuirão significativamente para o atendimento à população afetada.

Foto: Gilson Abreu / AEN

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook