WhatsApp
Facebook
Feira conclui programa de educação empreendedora em escolas de Adrianópolis em 2023

O Sebrae/PR e a Prefeitura de Adrianópolis promoveram a primeira edição da Feira do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) no município na última semana. O evento, realizado nos dias 7 e 8 de dezembro, marcou a conclusão das atividades desenvolvidas ao longo do ano nas salas de aula de três escolas municipais: Nossa Senhora Perpétuo Socorro, Tereza Bacil de Souza Lima e João Gonçalves de Almeida. No total, 474 alunos, com idades entre 6 e 12 anos, do primeiro ao quinto ano, participaram das atividades.

O consultor do Sebrae/PR, Ivan Evangelista, destacou que o JEPP tem como objetivo fomentar a cultura empreendedora entre os alunos, permitindo que desenvolvam comportamentos empreendedores de forma lúdica. A metodologia do programa possibilita que professores e alunos usem exemplos e características locais e regionais nas atividades, trabalhando inicialmente comportamentos empreendedores como busca de oportunidades, persistência, exigência de qualidade e comprometimento.

Os alunos também entram em contato com técnicas de persuasão, rede de contatos, independência, autoconfiança e, posteriormente, elaboram planos de negócios, passando pela análise de oportunidades, mercado, planejamento de marketing, operações e finanças. O JEPP aborda temas como cooperação e inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.

A secretária de Educação de Adrianópolis, Evelin Fidélis, ressaltou que o JEPP foi implementado no segundo semestre do ano letivo de 2023, e a intenção é dar continuidade em 2024. O Sebrae ofereceu suporte técnico, capacitação e consultoria para os professores, além de parcerias para a implementação de programas específicos de estímulo ao empreendedorismo local.

A diretora da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Sirlene da Rosa dos Santos, destacou a importância da Feira do JEPP como uma experiência prática de empreendedorismo, estimulando o pensamento criativo e o trabalho em equipe entre as crianças. Durante a feira, os estudantes comercializaram uma variedade de produtos, como ervas aromáticas, brinquedos ecológicos, mudas de temperos e bolos no pote.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook