WhatsApp
Facebook
Família Fardo, uma vinícola para Quatro Barras chamar de sua

A Vinícola Família Fardo nasceu em 2008 de um sonho do casal Ambrosio Fardo e Justina Fardo de produzirem seu próprio vinho. Localizado às margens da BR-116 em Quatro Barras, o empreendimento está a 35 km do centro de Curitiba.

Ambrosio é de uma família de produtores do Rio Grande do Sul, que migraram da região de Vêneto, na Itália, para a Serra Gaúcha em meados do século XX. Seu avô criou uma cooperativa vinícola, na década de 1940 naquela região. 

Na busca de tentar a vida na cidade grande, Ambrosio ainda jovem deixou de lado a agricultura e se mudou para o Paraná. Com muito esforço e trabalho, em 2003, conseguiu comprar o terreno onde hoje está instalada a Vinícola Família Fardo, que começou a ser construída cinco anos depois.

Casal Ambrosio Fardo E Justina Fardo Fundadores Da Vinicola Família Fardo, Uma Vinícola Para Quatro Barras Chamar De Sua
Casal Ambrosio Fardo e Justina Fardo, fundadores da vinícola

Ambrosio queria preservar a memória da família e antes de iniciar a construção do empreendimento comprou os barris que estavam vazios de uma vinícola do irmão, no Rio Grande do Sul, que produzia a bebida para consumo próprio.

Para guardar as relíquias familiares, Ambrosio arquitetou a construção da vinícola ao estilo antigo e arquitetura acolhedora, com uma estrutura feita de pedras de basalto trazidas diretamente do Rio Grande do Sul. No aniversário de 10 anos da vinícola, um vinho foi batizado em seu nome. Sua esposa, a Justina Fardo, também ganhou um espumante da casa para homenageá-la.

As uvas vêm do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e são vinicadas em Quatro Barras. Há uma variedade grande de diferentes rótulos. Um dos diferenciais da Família Fardo é que lá também é produzido a Grappa – uma espécie de aguardente de uva e também Limoncello, um licor a base de grappa e limão siciliano.

No Local Visitantes Podem Encontrar Fotos Da Familia Da Construcao E Objetos Antigos Família Fardo, Uma Vinícola Para Quatro Barras Chamar De Sua
No local, visitantes podem encontrar fotos da família, da construção e objetos antigos

O enorme barril que está na entrada, também chamado de pipa, é bem curioso. Ele veio do Rio Grande do Sul e guardou vinho por 32 anos. Foi trazido para cá e hoje abriga o museu da vinícola. Nele, os visitantes podem encontrar fotos da família, da construção e objetos antigos. Uma outra pipa foi transformada em uma capela, também aberta para visitação.

Todos os componentes existentes na vinícola ajudam a tornar o local um destino ideal de enoturismo na região de Quatro Barras. Quem for visitar a vinícola também pode conhecer de perto processo de produção das bebidas, incluindo uma degustação orientada com um enólogo. Além disso, o espaço é ideal para confraternizações entre amigos.

Espaco E Ideal Para Confraternizacoes Entre Amigos A Exemplo Do Evento Vinho E Brasa Realizado No Final De Outubro Família Fardo, Uma Vinícola Para Quatro Barras Chamar De Sua
Espaço é ideal para confraternizações entre amigos, a exemplo do evento “Vinho e Brasa” realizado no final de outubro
WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook