WhatsApp
Facebook

A presença no mercado e a solidez conquistada ao longo dos anos pela Enaex, associada ao bom momento que a empresa vive, favorece que a unidade em Quatro Barras mantenha o atual quadro de colaboradores e gere, de forma frequente, novos postos de trabalho. Só nos últimos dois anos foram cerca de 280 novas vagas.

As oportunidades são voltadas às mais diversas funções de nível superior, desde o início de carreira até níveis de experiência mais avançados. Atualmente, a Enaex conta com 769 colaboradores diretos em Quatro Barras. Desses, 423 são frutos da mão de obra local, sendo 165 pessoas residentes em Quatro Barras e 258 de Campina Grande do Sul. Além disso, a unidade conta ainda com uma equipe de colaboradores temporários, entre prestadores de serviços e terceirizados, que soma outros 250 postos de trabalho ativos na empresa.

As vagas mais ofertadas, normalmente, estão nas áreas de engenharia química, engenharia de mineração, manutenção, mecânica, além de áreas técnicas que incluem funções administrativas, compras, tecnologia e financeiro. A depender da vaga, o requisito mínimo exigido para ingressar na empresa é o ensino médio completo.

Perfil do colaborador

Em entrevista ao Jornal União, a gerente de Recursos Humanos e Sustentabilidade Corporativa da Enaex, Elisa Ayres Scortecci de Paula, adianta que para ingressar na organização é necessário o candidato apresentar alguns requisitos, além da formação técnica. “Buscamos pessoas que sejam protagonistas em suas jornadas e que se responsabilizem pelos resultados almejados. Desejamos ter no nosso quadro aqueles profissionais que são colaborativos, que não se resignam diante de desafios, que primam pelo comportamento seguro e que estejam, sobretudo, abertos à inovação”.

Sobre as qualificações necessárias para ingresso na Enaex, a gestora afirma que depende muito da função que é aberta na unidade, mas ressalta que o conhecimento é levado em conta na hora da contratação. “É uma indústria na qual as oportunidades de atuação são extremamente grandes e amplas. Se alguém da comunidade tem interesse em estar conosco, o primeiro passo é se especializar na área que pretende atuar. Outro ponto levado em consideração é sempre buscar se atualizar, para esses candidatos damos preferência”, diz.

Oportunidades internas

Na Enaex, os colaboradores podem participar dos programas de recrutamento interno, que priorizam aqueles funcionários que já estão inseridos na empresa. Toda vaga que é ofertada na unidade, antes de serem divulgadas externamente, elas passam pela divulgação interna. Esse tipo de processo seletivo visa promover talentos da própria organização e permitir que os profissionais que nela já estejam cresçam e construam suas trajetórias internamente.

“Esse é o nosso principal motivador interno para que as pessoas possam ter carreiras promissoras na organização. Caso não consigamos fechar a vaga divulgada dentro da fábrica, divulgamos para a comunidade participar do processo seletivo. Os colaboradores que são protagonistas de suas carreiras conseguem crescer com mais facilidade dentro da companhia”, fala Elisa.

Onde se candidatar

Os interessados em ingressar na Enaex podem acompanhar as vagas anunciadas no site da empresa, no canal “Carreiras”. Na plataforma eletrônica é possível o candidato cadastrar seu currículo e enviá-lo para a vaga desejada. Os currículos cadastrados também ficam armazenados no banco de talentos e disponíveis para surgimento de futuras oportunidades conforme os requisitos apresentados pelo candidato. “Priorizamos as pessoas que manifestaram interesse, que estão acompanhando conosco a disponibilidade de vagas”, conclui Elisa.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook