WhatsApp
Facebook

A ExpoCamp aconteceu pela primeira vez no ano 2022. Idealizado pela gestão do prefeito Bihl Zanetti, o evento foi criado com o objetivo de resgatar as tradições culturais de duas festas muito marcantes para a região: uma delas realizada no antigo Parque Castelo Branco (Pinhais), hoje Parque Newton Freire Maia ou “Parque da Ciência”, chamada Feira do Paraná, e a outra sediada no próprio município que levou o nome até a sua última edição de Kakifest.

Quem vivenciou a época da Feira do Paraná, sem dúvida, traz consigo  boas lembranças, até porque a festa era esperada anualmente pelo público desde os anos 60-70. A extinta feira era considerada um dos maiores eventos a nível de estado e deixou de acontecer no final da década de 90, depois da criação da Bacia do Iraí que tornou toda a extensão do parque como área de preservação ambiental, não sendo mais permitido a realização de exposições com animais naquela região.

Na relação de grandes eventos que também marcaram a região estão ainda a extinta Festa do Caqui, posteriormente batizada de Kakifest, que movimentou Campina Grande do Sul entre os anos 70 e 2000. Criada em 1977 e promovida na 2ª semana do mês de maio, o evento tinha como proposta principal divulgar a fruta símbolo do município, o caqui, mas deixou de acontecer a partir de 2011, sob a justificativa de representar um gasto muito alto ao município.

Desde que a Feira do Paraná e a Kakifest deixaram de acontecer, Campina Grande do Sul e os demais municípios ao seu entorno ficaram ociosos de eventos de grande porte que carregavam consigo suas características locais, até que o prefeito Bihl Zanetti e sua equipe decidiram remontar uma festa dentro dos mesmos moldes, inspirada na tradição da Feira do Paraná e da Kakifest, com atividades voltadas à agropecuária, indústria, comércio, serviços e lazer, além de shows e outras atrações para toda a família. Foi aí que surgiu a ExpoCamp.

Desde sua estreia, há três anos, a ExpoCamp já ganhou notoriedade como uma das maiores feiras agroindustriais do estado e atraído ao município um público cada vez maior a cada edição. Realizada sempre na área do parque Quielse Crisóstomo da Silva, onde também está a maior Arena Coberta da América, a ExpoCamp deste ano vai acontecer nos dias 19, 20 e 21 de abril.

O evento vai contar com exposição de produtores agrícolas e criadores de animais de grande, médio e pequeno porte, além da Feira Industrial que possibilitará a realização de negócios e criação de networking entre os participantes, promovendo as marcas e abrindo portas para novas oportunidades de negócios.

Durante os três dias de festa, o público ainda acompanhar a montarias em touros da PBR (Professional Bull Riders), uma competição internacional renomada, válida pelo Circuito Brasileiro e Mundial. Os maiores nomes do esporte de montaria estarão presentes, proporcionando um espetáculo emocionante para o público.

Fotos: PMCGS

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook