WhatsApp
Facebook

Começou na terça-feira (18), a ExpoApras 2023, considerada um dos maiores mais renomados eventos no segmento supermercadista brasileiro, realizada no Expotrade, em Pinhais, entre os dias 18, 19 e 20 de abril. Com mais de 300 expositores e presença de importantes marcas do mercado, o evento teve início com palestras e fóruns logo pela manhã.

Durante a tarde, foi realizada a solenidade oficial de abertura na qual teve como participante o presidente da APRAS (Associação Paranaense de Supermercados), e diretor da rede Festval, Carlos Beal, que na ocasião destacou o momento vivido pela entidade e fez projeções otimistas para o setor mercandista.

Proposito E Levar Produtos De Qualidade E A Precos Competitivos A Populacao Destacou O Presidente Da Apras Carlos Beal Durante Seu Pronunciamento Na Abertura Do Evento Expoapras Mostra A Força Do Setor Supermercadista Paranaense
“Propósito é levar produtos de qualidade e a preços competitivos à população”, destacou o presidente da
Apras, Carlos Beal, durante seu pronunciamento na abertura do evento Foto: Priscila Fiedler.

Neste ano, o evento que até então se chamava Mercosuper, deixa o antigo nome para assumir e reforçar o nome da entidade que a promove, a Associação Paranaense de Supermercados (Apras). “Pensando em modernizar ainda mais a nossa feira e adotar uma identidade visual que carregue a essência do evento, decidimos inovar com um nome que aproveitasse a força da nossa instituição”, afirma o presidente da Apras, Carlos Beal.

A Prefeita De Pinhais Rosa Maria E O Prefeito De Campina Bihl Zanetti Foram Alguns Dos Representantes Dos Municipios Da Rmc Expoapras Mostra A Força Do Setor Supermercadista Paranaense
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria e o prefeito de Campina, Bihl Zanetti, foram alguns dos representantes dos municípios da RMC. Foto: Elizio Siqueira / Jornal União

Entre as mais de 300 marcas expositoras estão nomes da indústria como a AMBEV, Coca-Cola, Nestlé, Seara, Friboi, Frimesa, Marquespan e Cooperativa Lar, além de instituições financeiras como as cooperativas Sicoob e Sicredi que marcam presença com seus stands. Pelos corredores do pavilhão o público pode conferir os principais lançamentos, tecnologias, serviços e soluções para o varejo. Conforme a entidade, a edição de 2022 registrou um crescimento de 50% em relação ao ano anterior, registando cerca de R$ 600 milhões em negócios e, para 2023, a expectativa é crescer mais de 20%.

De Campina Estiveram Tambem Presentes O Secretario Michel Gil Lopes E O Diretor Do Hospital Angelina Caron Bernardo Caron. Na Foto O Ceo Da Vapza Alimentos Enrico Milani Expoapras Mostra A Força Do Setor Supermercadista Paranaense
De Campina estiveram também presentes o secretário Michel Gil Lopes e o diretor do Hospital Angelina Caron, Bernardo Caron. Na foto, o CEO da Vapza Alimentos, Enrico Milani Foto: Elizio Siqueira / Jornal União

Além das grandes marcas, a feira tem espaço para cooperativas, produtos orgânicos e para a Ceasa-PR. “Estreitar relacionamentos com outros setores é essencial para que todos estejam engajados no mesmo propósito, que é levar produtos de qualidade e a preços competitivos à população”, destaca Beal.

Presenças municipais e estaduais

Durante o evento estiveram presentes representantes de municípios da região metropolitana e do estado, a exemplo do prefeito Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti e a prefeita de Pinhais, Rosa Maria. De Campina Grande do Sul ainda estiveram presentes o secretário de Comunicação e Governo do município, Michel Gil Lopes e o diretor administrativo do Hospital Angelina Caron, Bernardo Caron. No âmbito estadual o vice-governador, Darci Piana, esteve representando o governador Ratinho Junior.

O Presidente Da Apras E Diretor Da Rede Festval Carlos Beal Dir. Recepcionou O Vice Governador Darci Piana. Na Foto Os Demais Diretores Do Evento Expoapras Mostra A Força Do Setor Supermercadista Paranaense
O presidente da APRAS e diretor da rede Festval, Carlos Beal (dir.), recepcionou o vice-governador Darci Piana. Na foto, os demais diretores do evento Foto: Elizio Siqueira / Jornal União


Presença argentina
Para estreitar o relacionamento entre o varejo paranaense e as indústrias da Argentina, a ExpoApras trouxe um novo espaço na feira com cerca de 50 empresas do país vizinho. A área, de aproximadamente 300 m², conta com diversas marcas de produtos variados, enlatados e in natura. O novo espaço é o resultado de uma parceria entre a Apras e a Confederação das Médias Empresas da Argentina, que conta com 1.600 associações que congregam diversas empresas de todas as regiões do país.

O objetivo da iniciativa é de dar a oportunidade para que os visitantes conheçam e estabeleçam parcerias comerciais com a indústria argentina, levando em consideração entre outros fatores, do cenário favorável para a importação em função dos impostos aplicados para países do Mercosul.

Programação diversificada 
A ExpoApras conta com uma programação de palestras, fóruns e painéis realizados no congresso com debates importantes, sendo relevante para profissionais de diversos departamentos das empresas, como o Comercial, Marketing, Recursos Humanos, Administrativo, Financeiro, entre outros. Serão mais de 50 palestrantes, que versam sobre tendências, inovações e cenários do varejo. As palestras magnas do evento estão sob o comando de palestrantes de renome, como Ricardo Amorim, Romeo Busarello, Arthur Igreja e Marcos Piangers.

442F85Dc 1606 44Bd 8F38 01Ec78641A3A Expoapras Mostra A Força Do Setor Supermercadista Paranaense
Cooperativa Sicredi marca presença com stand exclusivo. Na foto, o presidente e diretores da instituição financeira. Foto: Divulgação

Inovações
Pensando na demanda por tecnologia, a ExpoApras terá um supermercado tecnológico montado dentro do estande da RP Info. Denominado de HIPELAB, o espaço reunirá as principais soluções e novidades para o varejo, entre elas, o Carrinho Inteligente da Nextop, que identifica, soma e recebe o pagamento das compras, tudo feito pelo próprio cliente.

Outra inovação presente no estande é o Cupom Verde, uma solução digital que substitui o cupom em papel. Além de ser sustentável, a novidade também oferece praticidade e segurança ao consumidor, já que o arquivo eletrônico tem validade documental para trocas, devoluções e garantias.

O Espaço foi idealizado para apresentar o HIPELAB, um instituto de pesquisa, desenvolvimento e inovação do HIPE Innovation Center – o único ecossistema de inovação que fomenta e investe em todo o ciclo empreendedor para o varejo, localizado em Curitiba, no coração do Vale do Pinhão.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook