WhatsApp
Facebook
Estudantes da rede municipal de Pinhais recebem prêmios no Projeto MPT na Escola

Estudantes da Rede Municipal de Pinhais foram premiados em diversas etapas e categorias do Projeto MPT na Escola – 2023. Essa iniciativa faz parte do Programa Resgate à Infância, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Trabalho (MPT). A temática focada nos direitos das crianças foi incorporada aos planos de ensino de 51 turmas do 4º ano e 54 turmas do 5º ano em Pinhais, envolvendo cerca de 3.100 estudantes.

Recentemente, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, recebeu no seu gabinete os alunos do 5º ano da Escola Municipal Cândido Portinari, Ana Beatriz Araújo Camargo e Renan Pereira Malverdel, que conquistaram o 1º lugar na etapa estadual na categoria de desenho. A visita também contou com a presença da secretária de Educação, Andrea Franceschini, da diretora Alessandra Taborda Gomes de Lima e da pedagoga Claudia Koshima.

“Ao considerar os trabalhos realizados, algumas escolas optaram por participar do Prêmio MPT. A ação usa a arte para fomentar a participação de Secretarias Municipais de Educação, professores e educandos em ações de mobilização, conscientização e prevenção da exploração do trabalho infantil e de adolescentes”, explica Elisianne Cruzetta, do Departamento de Ensino. 

O Prêmio MPT na Escola engloba três etapas: local/municipal, estadual e nacional, e reconhece as melhores produções literárias, artísticas e culturais das crianças em quatro categorias: conto, desenho, música e poesia. Seu objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a questão do trabalho infantil por meio da comunidade escolar e promover a participação de crianças e adolescentes em iniciativas de mobilização, conscientização e prevenção.

Neste ano, dez escolas participaram do projeto, apresentando 23 atividades criadas por 46 estudantes. Na etapa municipal, a Escola Municipal Poty Lazzarotto conquistou o 1º lugar na categoria conto com Lara Valentina de Almeida Cristiano e Sarah Vitória Rodrigues. Na categoria música, os estudantes Julia de Castro Stofela, Rafaella Oliveira Lacerda, Davi Augusto Garcia e Gabriela de Quadros Lima, da Escola Municipal Lírio Jacomel, conquistaram o 1º lugar. A Escola Municipal Anísio Teixeira ficou em 1º lugar na categoria de poesia com Pedro Maia Kuzer Lehmkuhl.

Na categoria de desenho, a Escola Municipal Cândido Portinari conquistou o 1º lugar na etapa municipal e, competindo com 281 atividades de 106 municípios, alcançou o 1º lugar na etapa estadual com o desenho “Nossa realidade é bem diferente,” produzido por Ana Beatriz Araújo Camargo e Renan Pereira Malverdel.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook