WhatsApp
Facebook
Equipe da Guarda Municipal de Pinhais salva bebê de apenas 13 dias

A Guarda Municipal de Pinhais recebeu um chamado urgente de uma mãe cujo bebê recém-nascido, com apenas 13 dias de vida, estava com problemas respiratórios. O incidente ocorreu no dia 8 de junho, por volta das 16h, no bairro Alto Tarumã, próximo ao Bosque Bordignon. Ao chegarem ao local, os membros da equipe imediatamente iniciaram a manobra de desobstrução das vias aéreas. Felizmente, a manobra foi bem-sucedida e a respiração do bebê foi restaurada. Depois do primeiro socorro, a equipe levou mãe e filha à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atendimento médico.

Tanto a manobra de desobstrução das vias aéreas quanto a Manobra de Heimlich são técnicas aplicadas em casos de asfixia e são ministradas aos membros da Guarda Municipal de Pinhais por meio de treinamentos. Vale lembrar que esse atendimento é complementar aos serviços prestados pelo SAMU e Corpo de Bombeiros. Contate a GM pelo telefone 153 ou pelo aplicativo 153 Cidadão em caso de crimes ou problemas de trânsito.

Procedimentos para casos de engasgo em bebês

Posicione o bebê de bruços sobre o seu braço e aplique cinco compressões na região entre as escápulas (meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima no seu braço e faça mais cinco compressões no esterno (osso que divide o peito), na altura dos mamilos. Tente visualizar o objeto estranho e remova-o delicadamente da boca. Caso não consiga, repita as compressões até chegar a um serviço de emergência (pronto-socorro ou hospital). Estes procedimentos são aplicáveis apenas se a vítima estiver consciente. Caso contrário, procure assistência médica imediatamente. Ações de primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser realizadas até que o atendimento especializado possa ser prestado.

Como proceder em caso de asfixia por objeto estranho: Manobra de Heimlich

Posicione-se atrás da vítima e envolva seu abdômen com seus braços (ajoelhe-se primeiro se for uma criança), caso ela esteja consciente. Uma mão deve permanecer fechada sobre a “boca do estômago” (região epigástrica). Com a outra mão, comprima a primeira, enquanto empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a pessoa do chão. Realize compressões para dentro e para cima (num movimento semelhante à letra “J”), até que a vítima consiga expelir o objeto estranho.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Pinhais.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook