WhatsApp
Facebook
Enem 2023: Paraná Busca Adiar Exames Devido A Fortes Chuvas No Estado

A Secretaria Estadual de Educação do Paraná encaminhará um ofício ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e ao Ministério da Educação (MEC) solicitando o adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devido às fortes chuvas que afetam o estado.

O primeiro dia do exame, que compreenderá testes de linguagens, ciências humanas e redação, está originalmente agendado para este domingo (5).

De acordo com o secretário Roni Miranda, o Paraná atualmente tem 20 escolas fechadas, seja por estarem em regiões atingidas pelas chuvas, seja por terem sido designadas para abrigar pessoas desalojadas. Em geral, aproximadamente 50 mil estudantes do estado que estão no 3° ano do ensino médio se inscreveram para realizar o Enem neste ano.

Conforme o último relatório da Defesa Civil do Paraná, 149 municípios registraram incidentes devido às chuvas neste mês, resultando em mais de 20 mil residências danificadas e 192 mil pessoas diretamente afetadas. No momento, uma das áreas mais prejudicadas no estado é o município de União da Vitória, que enfrenta enchentes do Rio Iguaçu.

O Inep, que é responsável pela condução das provas, anunciou nesta semana que os alunos alocados em escolas distantes de suas residências terão a opção de solicitar um novo agendamento para o exame. Na perspectiva de Roni Miranda, essa decisão abre espaço para que o calendário de provas no estado seja igualmente ajustado.

O segundo dia de provas do Enem 2023 está agendado para o domingo subsequente, 12 de novembro. O gabarito oficial será divulgado em 24 de novembro deste ano, e as notas estarão disponíveis a partir de 16 de janeiro de 2024.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook