WhatsApp
Facebook

A Enaex Brasil, especialista no mercado de explosivos e soluções para a fragmentação de rochas, celebra o Dia da Mulher reforçando o compromisso da empresa com o crescimento da participação feminina na mineração. Recentemente, a organização passou a integrar o movimento Women in Mining Brasil (WIM Brasil), que visa ampliar e fortalecer a presença da mulher no setor.

Nos últimos 10 anos, o número de colaboradoras na Enaex aumentou em 88%. “Vivemos um movimento importante de crescimento da participação das mulheres nas organizações e tratamos o assunto com muita seriedade. São iniciativas reais que oportunizam a presença das mulheres nesse setor”, afirma a gerente de RH e Sustentabilidade Corporativa, Elisa Ayres Scortecci de Paula.

Apenas na matriz, localizada em Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba, a organização contratou 282 novos colaboradores entre 2021 e 2022, sendo 35% desses, mulheres. “Das 100 que ingressaram em nossa unidade nos últimos dois anos, quatro delas foram promovidas ao nível gerencial”, complementa Elisa, que inclusive foi uma das que receberam a oportunidade de promoção.

Nos Últimos 10 Anos, O Número De Colaboradoras Aumentou Em 88% Na Unidade De Quatro Barras.
Empresa contratou 282 novos colaboradores entre 2021 e 2022, sendo 35% desses, mulheres. Foto: Divulgação

Evolução percebida

Quem está há mais tempo na casa, reconhece o avanço. “Estou na Enaex há 14 anos e ingressei no setor de cordel. Quando entrei, havia apenas duas mulheres no setor, eu fui a terceira. Hoje faço parte da área de brinel, onde mais de 50% dos colaboradores são mulheres”, conta Elizabete do Carmo Calixto.

Elizabete também reforça a importância de que as mulheres ocupem cada vez mais espaços em negócios que hoje são dominados por homens, como é o caso da mineração. De acordo com o 2º Relatório de Indicadores WIM Brasil, 17% é o percentual de mulheres no setor no Brasil.

Iniciativas reais

Entre os principais pilares que fazem parte da estratégia da Enaex Brasil estão o de Pessoas e o ESG. Para os próximos anos e por meio de projetos sociais, a companhia prevê a realização de investimentos nas mulheres presentes nas comunidades em que atuam com foco em ser uma indústria que atrai talentos cada vez mais diversos.

Neste mês de março, a empresa dará início ao Programa Jovem Aprendiz, que visa a formação de 37 jovens mulheres – todas familiares de colaboradores. Além da preparação para o mercado de trabalho, as selecionadas irão passar por uma formação técnica e um suporte vocacional oferecido pela companhia.

Empresa Reconhece Nossas Habilidades Diz A Colaboradora Tamara Enaex Brasil Integra Movimento Que Busca Ampliar Presença Feminina Na Mineração
Empresa reconhece as habilidades e dá oportunidades para o crescimento das mulheres, diz a colaboradora Tamara

Outra ação é a apresentação ao gestor requisitante de uma vaga aberta, 50% dos finalistas que concorrem a cargos de Analista Sênior ou hierarquias superiores do sexo feminino, possibilitando ainda mais a ocupação de cargos de liderança por mulheres, visto que o gestor terá homens e mulheres em igualdade de oportunidades num mesmo processo seletivo.

“Na contratação de funções PCD para área administrativas da matriz e unidades, priorizamos a contratação feminina. Também estamos priorizando mulheres para funções temporárias, pois assim ampliamos o quadro feminino com possibilidade de efetivação futura”, enfatiza a gerente de RH e Sustentabilidade Corporativa.

Comecei na Enaex como auxiliar administrativo na área de produção e estou na Enaex há 16 anos. Em 2013, participei de um recrutamento interno que permitiu que eu passasse a atuar como analista de folha de pagamento. Aproveito a celebração do Dia da Mulher e quero incentivá-las a fazer parte da Enaex, uma empresa que reconhece nossas habilidades e nos dá oportunidades de crescimento na área da mineração“, Tamara Lukaszczuk, analista de folha de pagamento

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook