WhatsApp
Facebook
Em 2023, Renault completa 25 anos em São José dos Pinhais impulsionando o desenvolvimento econômico e social da cidade

Em 1998, a montadora francesa Renault desembarcou em solo brasileiro e encontrou em São José dos Pinhais o local ideal para se estabelecer. Desde que foi inaugurada, desempenha um papel crucial no cenário econômico da cidade e do país. A fábrica, que recebeu o nome de Complexo Ayrton Senna está localizada em um espaço de 2,5 milhões de m² na região da Borda do Campo, e representa um marco para a Renault, que viu nessa parceria uma oportunidade de expandir sua presença no mercado automobilístico brasileiro.

Para a prefeita Nina Singer, os impactos positivos da gigante automotiva no município são inegáveis. “Por meio de seus investimentos contínuos, a Renault tem contribuído significativamente para a geração de empregos e para o fortalecimento da economia local. Essa parceria sólida consolidou nossa cidade como um importante polo industrial e automotivo, proporcionando prosperidade e oportunidades para nossa comunidade”, afirma.

Além de empregar centenas de pessoas diretamente, outras milhares são beneficiadas indiretamente por meio de muitos outros empregos no setor automotivo e em atividades correlatas. O aumento da oferta de trabalho atraiu uma crescente migração de pessoas para a cidade, impulsionando o crescimento populacional e a urbanização. Com isso, São José dos Pinhais passou a abrigar uma comunidade mais diversificada e com diferentes demandas, fomentando o comércio local e o setor de serviços.

“Somos profundamente gratos à Renault do Brasil por ter escolhido nossa cidade. Essa união, que trouxe inúmeros benefícios e oportunidades para nossa comunidade, também transformou a nossa história. Enquanto cidadã e prefeita da cidade, é com orgulho que afirmo que a Renault é de São José dos Pinhais”, completa Nina.

Prefeita Nina Singer Diz Que Os Impactos Positivos Da Gigante Automotiva No Municipio Sao Inegaveis Em 2023, Renault Completa 25 Anos Em São José Dos Pinhais Impulsionando O Desenvolvimento Econômico E Social Da Cidade
Prefeita Nina Singer diz que os impactos positivos da gigante automotiva no município são inegáveis

Geração Futuro

Além dos benefícios econômicos, a parceria entre São José dos Pinhais e a Renault também se traduz em ações sociais e de responsabilidade corporativa. Uma das parcerias desenvolvidas na Borda do Campo é o Programa Geração Futuro, fruto de uma parceria entre o Instituto Renault com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a UNILEHU e o SENAI.

A iniciativa oferece oportunidades de formação e capacitação para e vem mudando a vida de centenas de jovens e adultos, contribuindo para o aprimoramento da mão de obra local e proporcionando um impacto positivo que vai além das fronteiras da fábrica, alcançando bairros e famílias.

O Programa Geração Futuro abrange duas modalidades de formação: o “Jovens Talentos” e o “Futuro Profissionalizante”. O primeiro visa a formação em gestão administrativa para jovens entre 14 e 24 anos, com uma carga horária de 254 horas. Já o segundo, voltado para maiores de 18 anos, oferece uma qualificação em mecânica automotiva, com duração de 2 meses.

O Jovens Talentos teve início em 2019 e, desde então, tem deixado um legado positivo na comunidade. Já o Futuro Profissionalizante, lançado em 2022, está colhendo seus primeiros frutos, mas já se mostra promissor para elevar a empregabilidade e a autoestima dos participantes.

Desde sua criação, o Geração Futuro tem formado, em média, 100 pessoas por ano. “Esses alunos, antes enfrentando um cenário de escassas perspectivas, agora encontram novas oportunidades no mercado de trabalho, graças à qualificação oferecida por meio dessa parceria”, afirma a secretária de Assistência Social, Juliana Saraiva.

Geracao Futuro Oferece Capacitacao Para Jovens E Adultos Atraves Da Parceria Entre O Instituto Renault Secretaria De Assistencia Social Unilehu E Senai Em 2023, Renault Completa 25 Anos Em São José Dos Pinhais Impulsionando O Desenvolvimento Econômico E Social Da Cidade
Geração Futuro oferece capacitação para jovens e adultos através da parceria entre o Instituto Renault, Secretaria de Assistência Social, UNILEHU e SENAI.

Associação Borda Viva

O Instituto Renault também é parceiro da Associação Borda Viva (ABV), e doou um imóvel onde são realizados diversos cursos de formação. Segundo informações do site da Renault, entre os anos de 2002 e 2023, os projetos da ABV transformaram a vida da comunidade e beneficiaram mais de 100 mil crianças, jovens e adultos.

Ainda de acordo com o site da montadora, uma importante frente de atuação na ABV é a Casa da Costura, projeto baseado no conceito da economia circular para a produção e comercialização de bolsas e acessórios, reutilizando sobras de materiais da indústria automobilística. Desde 2015, mais de 12 toneladas de material automotivo foram reaproveitadas na confecção das bolsas, que são atualmente vendidas em 75 concessionárias da Renault em todo o Brasil, além da venda on-line. Segundo o Instituto Renault, são 315.670 produtos vendidos pela Casa da Costura desde o seu lançamento.

Outra importante ação do Instituto Renault na Associação Borda Viva é a cozinha social, que visa a segurança alimentar de crianças em idade escolar e situação de vulnerabilidade social. Na sede da ABV, onde há uma cozinha industrial, também opera a cozinha comercial, que oferece refeições de qualidade a um preço acessível para a comunidade e trabalhadores da região, além de fornecer refeições e coffee-breaks a empresas, gerando renda para a manutenção dos projetos sociais.

A ABV e a Prefeitura mantêm uma parceria. O prédio onde está localizado o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Borda Viva é de propriedade da Associação Borda Viva. Ele está locado para a Prefeitura, por meio de contrato com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Diariamente, 168 crianças são atendidas com uma refeição gratuita e nutricionalmente equilibrada que são produzidas na cozinha da sede da ABV.

Além da parte pedagógica, as manutenções básicas da estrutura física também ficam a cargo da equipe de manutenção da pasta. Manutenções estruturais, como infiltrações e elétricas, são de responsabilidade da Associação Borda Viva.

As crianças do CMEI Borda Viva também são beneficiadas com diversas outras iniciativas realizadas pelo Instituto Renault durante o ano, como ações em datas comemorativas como Páscoa, Dia das Crianças e Natal. 

Uma Importante Frente De Atuacao Na Associacao Borda Viva E A Casa Da Costura Em 2023, Renault Completa 25 Anos Em São José Dos Pinhais Impulsionando O Desenvolvimento Econômico E Social Da Cidade
Uma importante frente de atuação na Associação Borda Viva é a Casa da Costura

Táxis elétricos

Outra parceria entre a administração pública e a montadora francesa é a implantação de táxis elétricos. Segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT), essa será uma transformação significativa no município e promete trazer inúmeros benefícios.

Essa parceria é destaque por dois fatores fundamentais. Primeiro, por conta da fábrica estar localizada no município, o que mostra o apoio do governo local às empresas estabelecidas na região, fortalecendo o desenvolvimento empresarial e a geração de empregos. Segundo, a montadora é conhecida por sua expertise em veículos elétricos, tornando-se uma aliada natural para impulsionar a adoção de táxis movidos a energia limpa na cidade.

O secretário da SEMUTT, Lucas Pigatto, afirma que os planos para a implementação dos táxis elétricos avançaram para além da fase de estudos e já recebeu a proposta de valores para o fornecimento dos veículos, um aplicativo de controle e chamadas específico para os táxis elétricos e a instalação de pontos de recarga com publicidade, que servirão para abastecer os veículos e promover a cidade como um ponto de inovação tecnológica. “As negociações de preços estão em andamento, e uma vez finalizadas, a implantação poderá ser iniciada”, compartilha Pigatto.

A princípio, será realizado um período de testes com dois veículos elétricos e, se bem-sucedido, o projeto poderá ser ampliado, conforme o desenvolvimento e a demanda se estabeleçam.

Os  benefícios ambientais dessa iniciativa são inegáveis, tais como a redução significativa da poluição do ar e sonora. Além disso, a adoção dos táxis elétricos trará mais qualidade ao transporte público. “Os são-joseenses terão a oportunidade de utilizar veículos mais modernos, novos e, portanto, mais seguros, tanto para os passageiros quanto para os pedestres. A cidade também ganhará destaque como um centro de inovação tecnológica e modernidade urbana, ao lado de metrópoles como São Paulo e Curitiba”, enfatiza Lucas.

Outra Parceria Entre A Administracao Publica E A Renault E A Implantacao De Taxis Eletricos Uma Transformacao Significativa Que Promete Trazer Inumeros Beneficios Em 2023, Renault Completa 25 Anos Em São José Dos Pinhais Impulsionando O Desenvolvimento Econômico E Social Da Cidade
Outra parceria entre a administração pública e a Renault é a implantação de táxis elétricos
WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook