A Fecomércio PR e o Sebrae/PR divulgaram uma sondagem sobre o Dia dos Pais, que é o primeiro grande período de vendas para o comércio no segundo semestre.
De acordo com a pesquisa, 53,9% dos paranaenses pretendem presentear seus pais neste ano, representando uma redução de 6,9 pontos percentuais em relação a 2022.
“O Dia dos Pais inaugura as principais datas comemorativas do segundo semestre com a indicação de que mais da metade da população pretende presentear nesta ocasião, mesmo havendo retração na intenção de compras com relação ao ano passado. O tíquete médio aumentou ligeiramente em relação à 2022 e a qualidade do produto continua sendo a principal influência para decidir a compra”, explica o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.
A pesquisa apontou que o motivo principal para não presentear é a ausência ou o falecimento do pai, correspondendo a 71,7% das justificativas. Esse número aumentou em relação ao ano passado, indicando um acréscimo de 8,2 pontos percentuais.
Quanto ao valor do presente, 37,9% dos filhos pretendem gastar até R$ 100,00, 24,3% planejam gastar de R$ 151,00 a R$ 200,00 e 22,3% desembolsarão entre R$ 101,00 e R$ 150,00. Aqueles que irão gastar mais de R$ 200,00 representam 15,5%.
A pesquisa mostrou que o preço não é o fator prioritário na hora de presentear. A qualidade do produto foi apontada por 33,3% dos entrevistados como o aspecto mais importante, seguida pelo bom atendimento do vendedor, com 23,2%.
O coordenador de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Lucas Hahn, enfatizou que a qualidade do produto e o atendimento oferecido pelos estabelecimentos são fatores que influenciam na decisão de compra. Ele também sugeriu estratégias para as empresas se destacarem e atrair clientes durante essa época, como ações de promoção, presença digital e uso de cupons.
Os filhos pesquisam bastante antes de comprar o presente, com 70% dos paranaenses realizando consultas prévias de preços, principalmente pela internet, que concentra 39,1% das pesquisas.
Quanto ao tipo de presente, roupas e calçados lideram as escolhas, com 56% das menções. Perfumes e cosméticos serão comprados por 13,5% dos filhos, enquanto outros 4,3% planejam presentear comidas e bebidas. Além disso, 4,3% optarão por dar o valor do presente em dinheiro, permitindo que o pai escolha o que deseja. Outros presentes mencionados incluem joias, relógios, livros, eletrônicos, artigos de caça e pesca, artigos esportivos, acessórios, viagens, máquinas e ferramentas, artigos automotivos e lembrancinhas.
Quanto ao local de compra, as lojas de bairro e do centro das cidades devem receber 31,3% do fluxo de compras. No entanto, houve um aumento no número de consumidores que preferem as lojas de shopping, que passou de 22,9% em 2022 para 29,3% neste ano. As compras pela internet também devem ser menos frequentes, caindo de 31,8% para 29,8%.
A forma de pagamento que vem se destacando é o pagamento à vista, que soma 70,2% das opções. O Pix, por sua vez, já ultrapassou o uso do papel moeda e representará 24,8% das opções de pagamento para o Dia dos Pais. O cartão de crédito parcelado corresponderá a 19,2% das escolhas, enquanto o cartão à vista a 10,6%.
Quanto ao período de compra, a maioria dos filhos pretende adquirir os presentes até uma semana antes do Dia dos Pais, totalizando 59,9%. Aqueles que farão compras no mesmo dia representam 19,8%, enquanto os que se programam de 8 a 15 dias antes são 15,9%. Aqueles que compram com mais de um mês de antecedência são apenas 0,5%.