O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) tomou a decisão de bloquear temporariamente a Estrada da Graciosa (PR-410) devido às intensas chuvas registradas na região. A medida entrou em vigor a partir das 12h desta terça-feira (13) e tem caráter preventivo, visando garantir a segurança dos usuários. O volume excessivo de água nos taludes da rodovia representa um risco de novos danos e pode prejudicar os pontos que já estão em obras emergenciais.
No momento, não há previsão para a reabertura da estrada devido à expectativa de continuidade das chuvas nos próximos dias. O DER/PR realizará avaliações diárias das condições, baseadas em levantamentos pluviométricos e geotécnicos do trecho afetado.
As equipes responsáveis pelas obras permanecem no local, realizando serviços preventivos e paliativos, e a retomada total dos trabalhos ocorrerá assim que as condições climáticas melhorarem.
Medidas semelhantes têm sido adotadas em casos de excesso de chuvas em um único dia ou acumulado ao longo de vários dias consecutivos. O trecho em questão já está passando por obras de recuperação de talude em uma extensão de quatro quilômetros, após ocorrerem deslizamentos de terra, rochas e vegetação nos meses anteriores. A chuva atual pode causar danos localizados adicionais, aumentando o risco para os usuários.
Os pluviômetros instalados no início e no final do trecho em obras registraram um acumulado de 72,5 mm de chuvas nos últimos dois dias, sendo a maior parte ocorrida apenas nesta terça-feira. Com um volume de chuva superior a 30 mm em um único dia, foi avaliada a possibilidade de bloqueio, critério que foi atingido nesta terça-feira.