WhatsApp
Facebook

Israel Guariza, 83 anos, é uma figura muito conhecida na localidade do Mandaçaia, área rural de Campina Grande do Sul. Descendente de italianos, ele é casado com a Maria da Luz, na qual teve dois filhos, hoje com 50 e 58 anos. Ele se dedica à vinicultura há mais de cinco décadas, e em sua propriedade construiu uma pequena indústria que chega a produzir mais de 1 tonelada da fruta todos os anos. Dessa produção são feitos além de vinhos, sucos e conservas, sendo dessas atividades que ele tem tirado parte de seu sustento.


Israel Guariza recebeu a reportagem do Jornal União em sua casa e mostrou detalhes de como é a produção. Ele dividiu o terreno de sua propriedade em duas áreas – de 400 metros quadrados ao todo. Enquanto em uma parte a fruta está pronta para a colheita, na outra a fase é de poda. Experiente, seu Israel Guariza mostra que entende do assunto e explica como acontece o milagre da transformação do vinho. Ele diz que a fruta é esmagada e a transformação se dá nos tonéis da sua pequena indústria. “Até o vinho ser engarrafado, a bebida passa por descanso que pode levar meses. É nesse processo chamado de fermentação, acompanhado de outros ingredientes, que o vinho acontece”, revela.

O produtor preza muito pela higiene e qualidade em todos os processos de fabricação. A sua indústria conta com uma máquina especial de esmagar uvas, equipamento conquistado na gestão do então prefeito Luiz Assunção – bem como de uma higienizadora à base de água quente.

Whatsapp Image 2023 02 10 At 17.38.13 Da Uva Pro Vinho: O Milagre Da Transformação Aos Olhos De Israel Guariza
Israel Guariza Recebeu A Reportagem Do Jornal União Em Sua Casa E Mostrou Detalhes De Como É A Produção.

A atividade é uma herança deixada pelo seu tataravô, imigrante italiano que se instalou com a família na região e foi passando a atividade de pai pra filho – estima-se que a geração de Guariza seja a terceira ou quarta. Diferente dos seus antecessores, o produtor resolveu poupar os dois filhos de continuar a tradição da família, pois segundo ele, trabalhar com a produção de uva é um pouco sofrido. “Preferi oferecer um futuro diferente aos meus herdeiros, contribui com estudos deles, e hoje os dois estão formados, casados e morando em Curitiba. Nunca quis que eles tivessem a mesma vida que eu, é um trabalho que exige muito da gente”, conta.

A região em que Israel Guariza mora, além de tranquila, possui um clima ideal para a produção de uva, entre 20º e 30º, temperatura que torna a fruta ainda mais bonita e saudável. Antes de se tornar produtor rural, ele trabalhou em comércio e também no transporte. Na gestão do prefeito Marco Caron – dada a sua experiência com a produção rural – assumiu a Secretaria de Agricultura do município. Ele acredita que tenha feito uma boa gestão enquanto secretário.

Para quem ficou curioso em saber mais ou até mesmo comprar os produtos do Israel Guariza, a indústria dele fica próximo ao Pesque Pague Giacomitti, na rua João Guariza – nome de seu pai e bisavô, inclusive. Um ponto de referência é a conhecida Estrada do Mandaçaia, fica a mais ou menos 20 minutos da Sede do município, depois da histórica igreja do Mandaçaia, onde durante anos aconteceu a Festa do Caqui. Qualquer dúvida é só perguntar para os vizinhos de seu Guariza, afinal todo mundo o conhece.

527Dad48 4637 41F3 8D78 6B788738B35F Da Uva Pro Vinho: O Milagre Da Transformação Aos Olhos De Israel Guariza
A Produção De Uva Na Propriedade Chega A Mais De 1 Tonelada Da Fruta Todos Os Anos. Foto: Adilson Santos / Jornal União
WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook