WhatsApp
Facebook

O Movimento 8M – Frente Feminista de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral confirmou a realização da Marcha das Mulheres na próxima sexta-feira (8), a partir das 15 horas, na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, em celebração ao Dia das Mulheres. Entre as pautas destacadas estão a luta contra o feminicídio, lesbocídio, transfeminicídio e pela Justiça Social.

A mobilização visa garantir o acesso equitativo das mulheres a serviços essenciais de saúde, segurança e alimentação, em meio a uma sociedade que perpetua diariamente a misoginia. O texto de convocação ressalta a união e a resistência das mulheres, convidando à construção de um novo território.

Cerca de 150 mulheres indígenas de diferentes territórios do Paraná também se preparam para se reunir em Curitiba no dia 8 de março, com o propósito de defender os direitos das mulheres e meninas indígenas e buscar soluções para enfrentar a violência de gênero.

Para viabilizar a participação das mulheres indígenas, o Movimento 8M está solicitando doações, que podem ser feitas por meio de PIX para o e-mail caroliarosz@gmail.com. O comprovante de doação deve ser enviado para Jovina no número de telefone 41 996575408.

O contexto histórico do 8 de março remete aos séculos XIX e XX, quando a exploração do trabalho feminino nas fábricas e o silenciamento dos sindicatos deram origem à luta das mulheres. Em 1910, a líder política Clara Zetkin propôs a instituição de uma data específica, e em 1975, a Assembleia Geral das Nações Unidas estabeleceu o 8 de Março como o Dia Internacional dos Direitos da Mulher.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook