WhatsApp
Facebook

Completar 25 anos de instalação em Quatro Barras é um motivo e tanto para a Copo Indústria de Poliuretano comemorar. A empresa se tornou referência na produção de espuma para bancos para automóveis, atendendo grandes montadoras como Renault, Volskwagen, Nissan, além da fabricação – desde 2017 – de assentos para caminhões da Mercedes Benz e Iveco.

A fábrica em Quatro Barras nasceu em 12 de março de 1998, mas iniciou suas operações quase um ano depois, em janeiro de 1999. O incentivo do então prefeito municipal, João Carlos Creplive e do governador Jaime Lerner, foi essencial para que a Copo se instalasse na região. A fábrica, hoje com 9 mil metros quadrados de área construída, foi uma das primeiras que deram início ao centro industrial do Borda do Campo, sendo de contribuição importante para o desenvolvimento e economia do município desde aquela época.

A Fabrica Foi Uma Das Primeiras Que Deram Inicio Ao Centro Industrial Do Borda Do Campo Em 1999. Na Foto A Industria Copo Em 4 De Novembro De 2001 Copo Brasil Completa 25 Anos Com Planos De Se Tornar Ainda Mais Competitiva No Próximo Triênio
A fábrica foi uma das primeiras que deram início ao centro industrial do Borda do Campo, em 1999. Na foto, a indústria Copo em 4 de novembro de 2001. Foto: Divulgação

A Copo teve sua origem na Espanha através de uma aliança comercial no formato “joe venture” feita com a alemã Thierry. Em 2008, o grupo adquiriu a parte administrada pela Thierry e iniciou o processo de expansão da marca Copo pelo mundo. Atualmente, o Grupo Copo conta com seis unidades internacionais espalhadas também pela Alemanha, Cuba, México, Portugal e Brasil, sendo a unidade quatro-barrense a representante do grupo em território nacional.

Os conglomerados do grupo focam em diferentes linhas de montagem de estofados automotivos, que vão desde centros de pesquisa e tecnologia à produção têxtil. Com o passar dos anos, o grupo foi inovando na produção de espumas e apoios de cabeça para bancos automotivos, passando a produzir espuma com tecnologia de ponta.

Em Quatro Barras, a Copo emprega 350 funcionários diretos e indiretos. Contabilizando as unidades espalhadas por outros países, o grupo estima empregar 1.200 trabalhadores. Desde 2017, a fábrica quatro-barrense passou a produzir além de espumas, também capas para bancos automotivos com destaque para os modelos Kwid. Com a nova linha produção, a 1ª do grupo no mundo, a Copo gerou 110novos postos de trabalho.

Os Conglomerados Do Grupo Focam Em Diferentes Linhas De Montagem De Estofados Automotivos Que Vao Desde Centros De Pesquisa E Tecnologia A Producao Copo Brasil Completa 25 Anos Com Planos De Se Tornar Ainda Mais Competitiva No Próximo Triênio
Os conglomerados do Grupo Copo focam em diferentes linhas de montagem de estofados automotivos. Foto: Divulgação

Somente em 2022, a unidade quatro-barrense produziu mais de 4 milhões de peças, número que superou as expectativas da empresa após crise decorrente da pandemia de Covid-19. “A produção do ano passado representou uma evolução de 21% em relação a 2021. Foi o melhor ano de todos os tempos para a empresa”, comemora a diretora industrial, Fabianne Aparecida Soares.

Quando questionada sobre quais os planos para o futuro, Fabianne disse que a Copo prevê manter os mesmos números conquistados e planeja a implantação de um projeto de melhoria interna. “Nossa meta é trabalhar em um projeto focado na qualificação de mão de obra direta e indireta para que a empresa se torne ainda mais competitiva. A projeção é que isso ocorra nos próximos três anos”.

Meta Da Empresa Sera Trabalhar Um Projeto Focado Na Qualificacao De Mao De Obra Direta E Indireta. Na Foto A Gerente De Rh Elainy Viante E A Diretora Industrial Fabianne Soares Copo Brasil Completa 25 Anos Com Planos De Se Tornar Ainda Mais Competitiva No Próximo Triênio
Gerente de RH, Elainy Viante e a diretora industrial, Fabianne Soares. Foto: Elizio Siqueira / Jornal União

Para o diretor financeiro da Copo, Jorge Pinho, os motivos que ajudaram a empresa chegar aos 25 anos em pleno desenvolvimento se deve a fidelidade à missão inicial da empresa, em desenvolver um modelo de gestão eficaz e responsável, contando com a participação direta de seu quadro operacional. “Foi uma surpresa diante da situação econômica do país ver o bom desempenho da empresa. Existe uma participação muito atuante dos colaboradores, sugerindo melhorias na produção e no ambiente de trabalho, isso fortaleceu a empresa e fez toda a diferença para chegar onde estamos hoje”, comenta.

O Pleno Desenvolvimento Da Copo Se Deve A Fidelidade A Missao Inicial Da Empresa Diz O Diretor Financeiro Jorge Pinho Copo Brasil Completa 25 Anos Com Planos De Se Tornar Ainda Mais Competitiva No Próximo Triênio
“O pleno desenvolvimento da Copo se deve a fidelidade à missão inicial da empresa”, diz o diretor financeiro Jorge Pinho. Foto: Elizio Siqueira / Jornal União

Ceritificações

A Copo Brasil possui duas importantes certificações: a NBR ISO 9001, que comprova a conformidade do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e a IATF 16949, especificação técnica de qualidade do setor automotivo, que comprova a prevenção de defeitos e a redução de variações e desperdícios na cadeia de suprimentos da empresa.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook