WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Copel alcança mais de 720 mil medidores inteligentes instalados no Paraná

A Copel alcançou um marco importante na implementação da tecnologia de medição elétrica, instalando com sucesso mais de 720 mil medidores inteligentes em residências e estabelecimentos comerciais de 91 municípios do Paraná. Essa ação, parte do programa Rede Elétrica Inteligente, está modernizando a eficiência na distribuição de energia, sem custos adicionais para os consumidores, e contribuindo para o desenvolvimento de cidades inteligentes.

A substituição dos medidores convencionais pelos inteligentes, que transmitem sinais diretamente para as centrais da Copel, ocorre em três fases, a primeira fase, na região Sudoeste do Paraná, está próxima da conclusão, com 469 mil medidores já conectados à central de operações da Copel.

Na segunda fase, 253 mil medidores em 20 dos 28 municípios previstos nas regiões Centro-Sul e Metropolitana de Curitiba já foram instalados. Recentemente, os municípios de Araucária, Contenda e Fazenda Rio Grande foram concluídos, e os trabalhos começaram em Balsa Nova e Campo do Tenente. Em maio, a instalação ocorrerá em mais municípios, como Imbituva, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Rebouças.

A terceira fase está prevista para começar na última semana de maio em Cascavel, seguida por Santa Tereza do Oeste e mais 48 municípios do Oeste do Paraná.

O investimento total previsto para as três primeiras fases, que abrangem toda a região Sul do Paraná, é de aproximadamente R$ 820 milhões, incluindo a instalação de 1,6 milhão de medidores.

Com os medidores inteligentes, a Copel pode identificar automaticamente falhas de energia, localizando sua origem com mais precisão e possibilitando o restabelecimento mais rápido do fornecimento para os afetados. Os consumidores também podem acompanhar o consumo em tempo real pelo aplicativo da Copel para celular, além de solicitar serviços e gerenciar pagamentos. Com a eliminação das visitas mensais para leitura, a empresa incentiva o cadastro para faturas de luz por e-mail, reduzindo o uso de papel e prevenindo extravios.

A troca do medidor leva cerca de 30 minutos e não tem custo para o cliente. Os profissionais responsáveis pela instalação são devidamente identificados e têm carta de apresentação emitida pela Copel.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook