WhatsApp
Facebook
Copel aconselha sobre segurança na instalação e utilização da decoração natalina

Com a aproximação do Natal, as luzes e outros enfeites começam a adornar as ruas e praças das cidades, transformando ambientes em casas e empresas.

Para assegurar a montagem e manipulação segura da iluminação e outros adereços conectados à energia elétrica, a Copel destaca a importância de atentar para cuidados simples desde a aquisição dos produtos até a desmontagem após as festividades.

O técnico de segurança, Fábio Luiz Pinheiro Maciel, ressalta a relevância das precauções desde a fase inicial da decoração. O ponto de partida é observar a origem dos produtos, priorizando itens com selo Inmetro.

“É importante fazer uma inspeção minuciosa na fiação a ser reutilizada, e mesmo na fiação nova. Esse material que ficou guardado por um tempo pode ter fios ressecados, com a parte metálica à mostra. Neste caso, a melhor alternativa é o descarte e substituição”, recomenda.

Outro aspecto destacado pelo técnico é a necessidade de especificação de ambientes apropriados para o uso de cada material, especialmente ao utilizá-los em locais externos sujeitos às condições de sol e chuva. “Inclusive as extensões, existem aquelas próprias para uso externo, principalmente devido ao risco da umidade”, esclarece o profissional.

O uso de extensões deve ser restrito ao necessário, evitando emendar extensões diferentes. A utilização de “T” ou benjamin para conectar vários equipamentos na mesma tomada também não é recomendada. Se necessário, deve-se optar por um filtro de linha com fusível de proteção.

Com a popularização das lâmpadas de LED, que consomem menos energia, o risco de sobrecargas é reduzido, tornando essa opção altamente recomendável. “Além de diminuir o consumo de energia, as lâmpadas LED também reduzem o aquecimento e o risco de incêndio”, considera o técnico. Mesmo assim, é aconselhável desligar a decoração sempre que se ausentar do ambiente por períodos mais extensos.

Veja as principais dicas da Copel para garantir a segurança das instalações:

  • Ao comprar, verifique se o material é apropriado para o ambiente de instalação.
  • Faça uma inspeção em fios, conexões e plugues antes de usar. Evite fios com proteção descascada.
  • Evite o uso excessivo de extensões; prefira ligar um equipamento por tomada. Se necessário, opte pelo uso de filtro de linha.
  • Para decorações externas, assegure-se de que o trabalho em altura esteja em conformidade com as normas de segurança e preste atenção à distância em relação à rede elétrica da rua.
WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook