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Conservação das vias rurais do Vale do Ribeira é assegurada até 2025

A conservação dos trechos não pavimentados das rodovias PR-092 e PR-340 na região do Vale do Ribeira será realizada nos próximos dois anos, atendendo aos municípios de Cerro Azul, Doutor Ulysses e Tunas do Paraná. A Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), assinou o contrato para essa finalidade, com um investimento total de R$ 17.899.999,43, abrangendo uma extensão de 82,58 quilômetros.

A ordem de serviço já foi emitida e a empresa responsável pela execução, a LCM Construção e Comércio S/A, agora irá elaborar um plano de trabalho que será submetido à aprovação do DER/PR. Em seguida, será feita a instalação do canteiro de obras e a mobilização de pessoal, maquinário e materiais.

Os serviços de conservação serão realizados de maneira rotineira e englobam diversas atividades, como nivelamento do leito das rodovias com o auxílio de máquinas, preparação e compactação do subleito, aplicação de cascalho, preenchimento de áreas deprimidas com material rochoso, escavação de valas e instalação de tubos de concreto, abertura de saídas de água, valas laterais e caixas de retenção, além de limpeza e desobstrução de bueiros existentes, entre outras medidas.

O cascalhamento com saibro comercial é o principal investimento previsto no contrato, representando aproximadamente metade do orçamento. Essa etapa consiste na adição de material rochoso selecionado na pista de rolamento, seguida pelo espalhamento e compactação.

Esse tipo de serviço tem como objetivo corrigir desgastes causados pelo tráfego de veículos e pela erosão direta na pista, e está previsto para ser realizado já no segundo mês de contrato, sendo repetido a cada três meses.

As melhorias nas rodovias PR-092 e PR-340 beneficiarão diretamente mais de 32 mil moradores dos três municípios, facilitando o acesso a serviços públicos nos centros urbanos e contribuindo para o escoamento da produção agrícola local.

Foto: DER-PR.

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