WhatsApp
Facebook
Confira a agenda cultural da semana com música, teatro, Julho das Pretas e coletivos criativos

A Agência Estadual de Notícias apresenta, toda sexta-feira, os principais destaques da programação das instituições culturais do Estado. Entre estreias, mostras, novidades e programações em cartaz, a maioria dessas opções é gratuita e acessível a todos os públicos.

Neste final de semana (22 e 23), e durante a próxima semana, a 1ª Mostra de Processos Criativos com Coletivo Adega Teatral continua com espetáculos, leituras dramáticas e mesas-redondas no Teatro Guaíra e na Biblioteca Pública do Paraná. O MIS-PR também participa do tradicional Festival de Cinema da Lapa, na cidade histórica paranaense.

O evento Julho das Pretas tem mais um domingo com intensas atividades no Museu Paranaense (MUPA), oferecendo shows musicais e performances artísticas que buscam fortalecer o protagonismo das mulheres negras em várias atividades culturais. Para o público infantojuvenil, o Museu Oscar Niemeyer (MON) e a Biblioteca Pública do Paraná continuam com atividades de férias.

Confira a programação completa:

Museu Oscar Niemeyer (MON):

  • Cine Pipoca: exibição de filme com distribuição de pipoca – “Universidade Monstros” (2013) – Dia 21/07 (sexta-feira), às 14h30, no auditório.
  • Sábado Lúdico: aprendizado de RPG e card games, voltado para crianças de 6 a 12 anos – Dia 22/07 (sábado), às 10h, na Gibiteca.
  • Literatura: lançamento do livro “Vovô foi Embora, mas Deixou Muita História”, de Francine Cruz – Dia 22/07 (sábado), às 11h30, na Seção Infantil.
  • Hora do Conto com o grupo Era Uma Vez: De segunda a sexta-feira, às 11h e às 15h, e sábados, às 11h, na Seção Infantil. (Não haverá contação na sessão das 15h no dia 28).
  • Oficina Permanente de Poesia: Encontro semanal promovido pela Academia Paranaense da Poesia. Todas as quintas, às 18h, na sala de reuniões do 3° andar.
  • Seção Braille – Cine Inclusivo: Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Títulos disponíveis neste mês: “A Família do Futuro” (2007), “Cazuza – O Tempo Não Para” (2004) e “Os Desafinados” (2008). Agendamento pelo telefone (41) 3221-4985.

1ª Mostra de Processos Criativos com Coletivo Adega Teatral:

  • “A Prostituta Respeitosa” – Leitura dramática e discussão do texto de Jean Paul Sartre. Com Licurgo Spínola (direção), Cícero Lira, Mazé Portugal, Roberto Ferraz e Thadeu Peronne. Dia 26/07 (quarta-feira), às 18h, no auditório.
  • Artivismo – Mesa-redonda sobre direitos humanos, direitos de gênero e o impacto social das artes. Com Máquina de Ativismos, projeto de extensão da UFPR. Dia 27/07 (quinta-feira), às 18h, no auditório.

MON na Escola:

No mês de julho, a programação do MON na Escola acontece na exposição “Pintura Vingada”, do artista alagoano Delson Uchôa. As obras contam um pouco da trajetória do artista, que foi integrante da “Geração 80”. Após a visita mediada, a equipe do Educativo conduzirá uma oficina com os participantes. A ação educativa ocorre no dia 26/07 (quarta-feira) em duas sessões, às 9h30 e às 14h. Ingressos no site do MON.

Museu Paranaense (MUPA):

  • Julho das Pretas: Buscando fortalecer o protagonismo das mulheres negras em várias frentes de atuação, o evento acontece no MUPA, em parceria com o Movimenta Feminista Negra, e terá programação gratuita neste domingo (23/07), das 11h às 16h. Shows musicais, performances e contação de histórias marcam a agenda, que é gratuita e aberta a todos os públicos.

Ações educativas no MUPA:

Em julho, o MUPA traz ao público mais uma novidade: a ação MUPA – Comunidade – Cultura – Relações. Idealizada pelo Núcleo Educativo, essa ação convida os visitantes a uma experiência dentro de um espaço de convívio na sala de exposições temporárias Lange de Morretes, onde podem conhecer os projetos que o museu está desenvolvendo. A iniciativa terá caráter periódico, de ocorrência anual. Nesta primeira edição, fica aberta durante todo o mês de julho, com mediações de terça a sexta-feira, das 10h às 11h40 e das 14h às 16h30. A entrada é gratuita para todas as pessoas interessadas e não é preciso fazer inscrição prévia.

Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG):

  • Eventos externos: O Teatro Zé Maria Santos recebe o espetáculo “A Aforista”, de Marcos Damaceno, de 12 a 30 de julho. No Guairinha, a mostra de grupos vocais Vozzes ocorre nos dias 22 e 23 de julho. A 1ª Mostra de Processos Criativos com Coletivo Adega Teatral acontece de 18 a 30 de julho no Miniauditório do Teatro Guaíra.

Quartas Musicais no CCTG:

O projeto Tons Vizinhos, em parceria com a UNESPAR, leva música de qualidade ao museu em apresentações e repertórios que contemplam diversos ritmos musicais. Nesta temporada, o evento ocorre toda quarta-feira, às 18h, com entrada livre e gratuita.

Férias no MON:

  • Sexta-feira (21): Laboratório de experiências “Fazendo Papel”, em duas sessões: das 10h às 12h e das 14h às 16h, no Espaço de Oficinas. Público-alvo: 7 a 12 anos. 30 vagas. Acompanhamento obrigatório de um adulto durante as atividades. Ingressos no site do MON.
  • MON na Escola:

A programação do MON na Escola acontece na exposição “Pintura Vingada”, do artista alagoano Delson Uchôa. Após a visita mediada, a equipe do Educativo conduzirá uma oficina com os participantes. A ação educativa ocorre no dia 26/07 (quarta-feira) em duas sessões, às 9h30 e às 14h. Ingressos no site do MON.

  • Uma Noite no MON:

O MON promove mais uma edição do “Uma Noite no MON” no dia 29 de julho, às 18h30. A ação é voltada para o público infantil, de 7 a 10 anos, proporcionando experiências no contato com a arte e a cultura pela imersão lúdica e participativa. Os ingressos são limitados e devem ser adquiridos no site do Museu.

Endereços dos espaços culturais:

  • Museu Oscar Niemeyer (MON): Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba. Contato: (41) 3350-4468 / 3350-4448.
  • Museu Paranaense (MUPA): Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba. Contato: (41) 3304-3300.
  • Museu da Imagem e do Som (MIS-PR): Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba. Contato: (41) 3232-9113.
  • Biblioteca Pública do Paraná (BPP): Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba. Contato: (41) 3221-4951.
  • Museu Alfredo Andersen (MAA): Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba. Contato: (41) 3222-8262.
  • Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR): Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9. Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba. Contato: (41) 3323-5328 / 3222-5172.
  • Sala Adalice Araújo: Rua Ébano Pereira, 240 – Centro.
  • Canal da Música – Grande Auditório: Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba. Contato: (41) 3331-7579.
  • Centro Cultural Teatro Guaíra (Curitiba):
  1. Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão): Rua Conselheiro Laurindo s/n – Centro.
  2. Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha): Rua XV de Novembro, 971 – Centro.
  3. Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra): Rua Amintas de Barros s/n – Centro.
  4. Teatro Zé Maria Santos: Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco.
WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook