WhatsApp
Facebook

Reinaugurado há dois meses, no dia 10 de dezembro de 2022, o bosque do Jardim Paulista já foi adotado pela população que mora em seus arredores como ponto de lazer e recreação na região. Pista de caminhada, bancos e mesas com iluminação de LED e playground de avião, além da área verde, são alguns dos atrativos para que visitantes marquem presença no local todos os dias.

Localizado na Avenida Augusto Staben, anexo ao Ginásio de Esportes Ricieri Bernardi, o bosque de 4.400m² passou por uma verdadeira transformação no último ano. A obra custou R$ 365.003,05, oriundos de recursos municipais e federais decorrentes de emenda do deputado federal Luciano Ducci.

Desde que a prefeitura se mobilizou para reformar todo o espaço, o local passou a ser muito visitado pela comunidade. “Ficou muito bom, mudaram muita coisa por aqui. O atual prefeito está de parabéns!”, confessa a dona de casa Maria das Dores Ferreira, enquanto acompanhava atenta o sobrinho, de 7 anos, que brincava no playground avião.

A Dona De Casa Maria Das Dores Ferreira Afirma Que O Espaco Mudou Pra Melhor Comunidade Aproveita Bosque Revitalizado No Jardim Paulista
A dona de casa Maria das Dores Ferreira afirma que o espaço mudou pra melhor. Foto: Adilson Santos / Jornal União

Quem também desfruta do espaço diariamente é o aposentado Edinho Caratchuca, de 57 anos, que antigamente morava em outro município. “Morei anos no Jardim Cruzeiro, em São José dos Pinhais, e lá não tínhamos próximo de casa locais como esse para passear. Ter um local como esse de fácil acesso é muito bom”, revela.

O Aposentado Edinho Caratchuca De 57 Anos Desfruta Do Espaco Diariamente 1 Comunidade Aproveita Bosque Revitalizado No Jardim Paulista
O aposentado Edinho Caratchuca, de 57 anos, desfruta do espaço diariamente. Foto: Adilson Santos/ Jornal União

Percorrendo pelo local, a nossa reportagem se deparou com um pergolado – estrutura de madeira situada ao centro do bosque e que ajuda a tornar o ambiente ainda mais charmoso e atrativo – sobretudo para os visitantes que não abrem mão de registrar uma selfie. Outro equipamento que se destaca no local é o playground infantil em formato de avião, que ajuda no entretenimento e interação entre os pequenos. No espaço há também estruturas para práticas esportivas, como a quadra de bocha e a quadra de volêi.

A14Ea371 10E0 4815 95Be 6B510D2Ee3D3 Comunidade Aproveita Bosque Revitalizado No Jardim Paulista
Um pergolado de madeira torna o ambiente mais charmoso e atrativo. Foto: Adilson Santos / Jornal União

Um grupo de amigas, ambas com 14 anos, diz que sempre aproveita a estrutura do bosque, seja entre elas ou com a família. “É muito importante a cidade disponibilizar uma área verde como essa, isso torna o ambiente mais vivo e agradável”, destaca a estudante Nicole Mendes. No tocante ao contato com a natureza, quem vai até o bosque pode contar com a sombra das árvores, canto dos pássaros e a brisa fresca do final de tarde. “O ambiente traz ar fresco, tranquilidade e é ótimo para desfrutar bons momentos com a família e amigos”, afirma Emanuele de Oliveira. Já para a Gabriele Rodrigues, o local serve como ponto de encontro entre os colegas da escola. “Sempre quando temos um trabalho escolar a gente vem aqui para fazê-lo, o ambiente é agradável e podemos elaborá-lo com a maior tranquilidade”, conclui.

Um Grupo De Amigas Ambas Com 14 Anos Aproveita A Estrutura Do Bosque Comunidade Aproveita Bosque Revitalizado No Jardim Paulista
Um grupo de amigas, ambas com 14 anos, aproveita a estrutura do bosque para conversar e estudar. Foto: Adilson Santos / Jornal União

Segundo o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Helton Colere, o espaço foi projetado para oferecer além do lazer, área de esporte e preservação ambiental. “Na sociedade tecnológica e industrial que estamos vivendo, espaços como o bosque, vêm para trazer mais lazer, oportunidades de interação e higienização mental, oportunizando uma maior qualidade de vida ao munícipe”.

O bosque do Jardim Paulista fica aberto todos os dias, sem horário fixo de funcionamento.

Comerciantes comemoram

Silvana Comemora O Aumento De Clientes Em Sua Sorveteria Apos A Reforma Do Bosque Comunidade Aproveita Bosque Revitalizado No Jardim Paulista
Silvana comemora o aumento de clientes em sua sorveteria após a reforma do bosque. Foto: Adilson Santos / Jornal União

O aumento de visitantes no bosque desde sua revitalização influenciou positivamente no fluxo de clientes nos comércios da região. A sorveteria administrada pela empresária Silvana Santos é um exemplo dessa realidade. Em funcionamento há sete anos em frente ao bosque, dois deles sendo comandados por ela, a comerciante destaca que a sua clientela aumentou em cerca de 90% “Antigamente o fluxo de clientes só era maior quando tinha eventos no ginásio, mas agora todos os dias são movimentados. Muitos pais trazem as crianças para o playground e aproveitam pra vir aqui tomar sorvete ou açaí”, comemora.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook