WhatsApp
Facebook

Uma comitiva composta por representantes da Argentina, Colômbia, Peru e Equador está em Curitiba para conhecer a metodologia de planejamento urbano. O grupo também participará do Smart City Expo Curitiba 2024, evento que torna a capital paranaense o epicentro internacional das discussões sobre cidades inteligentes e que acontece de 20 a 22 de março no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui).

A comitiva, formada por 48 arquitetos, políticos e funcionários públicos, foi recebida na manhã desta segunda-feira (18/3) no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) pela diretora de Informações do Ippuc, Liana. “Este movimento demonstra o interesse pelo trabalho que o Ippuc desenvolve em Curitiba e sempre há troca de experiências e nós aprendemos muito com isso”, disse Liana.

Durante a visita, os participantes conheceram detalhes do projeto do Bairro Novo da Caximba, que prevê reassentar 1.147 famílias e regularizar os domicílios de outras 546, organizando o território e permitindo a recuperação da área de preservação ambiental.

A palestra também abordou os projetos de mobilidade, desde a criação do sistema trinário de transporte coletivo nos anos 1970 até o início da era da eletromobilidade, com o projeto do Novo Inter 2 e o BRT Leste-Oeste, além das obras de conclusão da Linha Verde.

Outros tópicos incluíram as razões que levaram Curitiba a ser considerada a Cidade Mais Inteligente do Mundo em 2023, como o uso da energia solar com a implantação da Pirâmide Solar e painéis fotovoltaicos nos equipamentos da Prefeitura, e a disponibilização de 270 km de ciclovias.

Após a palestra, a comitiva visitou as instalações do Hipervisor Urbano, onde puderam conhecer o funcionamento da ferramenta.

Martín Lusteou, senador argentino, destacou a importância do planejamento urbano para as cidades, enquanto Lucía Bellocchio, da Trend Smart Cities, coordenadora da comitiva da América Latina, ressaltou a relevância de Curitiba como uma cidade inteligente.

À tarde, a comitiva visitou as instalações da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, bem como a sede da Prefeitura de Curitiba, o Palácio 29 de Março, equipado com painéis fotovoltaicos.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook