WhatsApp
Facebook
Começa A Obra Para A Implantação Do Novo Inter 2

A Prefeitura de Curitiba iniciou, nesta semana, as primeiras obras de infraestrutura viária do Novo Inter 2, com intervenções nos bairros Fanny, Tarumã e Capão da Imbuia. Essas ações compreendem os lotes 2 e 4 do Programa de Aumento de Velocidade e Capacidade do Inter 2, visando aprimorar a Rede Integrada de Transporte da cidade através da melhoria da infraestrutura viária.

O Novo Inter 2 representa a entrada dos ônibus elétricos na Rede Integrada de Transporte (RI T).

Os trabalhos começaram com a implementação de novos sistemas de drenagem nas ruas Major Vicente de Castro (Fanny), Osmário de Lima e 21 de Junho (Capão da Imbuia). Essas intervenções transformarão o perfil das principais vias locais, proporcionando suporte ao trânsito e ao deslocamento do transporte coletivo.

As equipes estão atualmente envolvidas na escavação, substituição de tubos coletores de águas pluviais e instalação de novas galerias de passagem. Essas atividades antecedem as obras de pavimentação das vias.

Lote 2 – Fanny, Xaxim e Capão Raso

O Lote 2 (pacote 1) abrange a readequação viária de mais de 5,7 mil metros em cinco ruas nos bairros Fanny, Xaxim e Capão Raso. O objetivo é dar suporte ao tráfego da Avenida Brasília. Serão beneficiadas as ruas Major Vicente de Castro e Maestro Francisco Antonello, que formarão um novo binário, além das ruas Andorinhas, Perdizes e Bôrtolo Gusso.

Todas as ruas passarão por obras de drenagem, terraplanagem, pavimentação, iluminação pública, paisagismo, implantação de novas calçadas, sinalização e infraestrutura de fibra ótica para suporte ao tráfego da Avenida Brasília.

As intervenções começaram na Rua Major Vicente de Castro, no trecho entre a Avenida Santa Bernadethe e a Rua Dr. Gastão Faria, no bairro Fanny, com serviços de drenagem. A próxima fase envolverá a pavimentação de concreto em 2.089 metros, entre a Avenida Brasília e a Rua Coronel Aníbal dos Santos.

As obras na Rua Maestro Francisco Antonello e nas demais ruas seguirão em progressão contínua, com a requalificação do asfalto e outras melhorias planejadas.

Lote 4 – Tarumã e Capão da Imbuia

O Lote 4 abrange cinco ruas nos bairros Tarumã e Capão da Imbuia, totalizando 3,5 mil metros de infraestrutura viária completa. Isso inclui drenagem, terraplanagem, pavimentação em concreto, iluminação pública, paisagismo e novas calçadas. As intervenções ocorrem na Avenida Victor Ferreira do Amaral (Tarumã) e nas ruas Hayton da Silva Pereira, 21 de Junho, Osmário de Lima e Engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho (Capão da Imbuia).

Os serviços de drenagem já estão em andamento na Rua Osmário de Lima e no cruzamento das ruas 21 de Junho e Olga Balster, com outras intervenções planejadas para a implantação do binário Olga Balster/Nivaldo Braga.

A pavimentação na Rua Osmário de Lima terá uma extensão de 1.329 metros, entre as ruas Nivaldo Braga e Paulo Kissula. Nas demais vias, as melhorias serão implementadas conforme planejado.

Na Avenida Victor Ferreira do Amaral, a maior intervenção do lote está programada para iniciar em janeiro, requalificando 3.866 metros. A obra abrangerá ambas as pistas, entre a Rua Dom Manuel da Silveira DEIboux e a Rua Professor Eduardo Correia de Lima.

Estas intervenções, integradas ao Complexo Tarumã, fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartidas municipais, visando aprimorar as linhas Inter 2 e Interbairros II, beneficiando mais de 580 mil moradores e 181 mil passageiros diariamente. As obras, previstas para durar 18 meses, seguem um planejamento detalhado e contam com o envolvimento ativo dos moradores e comerciantes locais para minimizar impactos durante o período de execução.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook