WhatsApp
Facebook
Com mortes e desabrigados, número de cidades afetadas pelas chuvas em SC sobe para 131

Santa Catarina contabiliza danos em 131 municípios devido às chuvas, conforme o boletim da Defesa Civil divulgado no último domingo.

O governador do estado, Jorginho Mello (PL), aconselhou que os moradores das áreas mais afetadas deixem suas casas. Blumenau e Rio do Sul estão em alerta devido à invasão da água em residências.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão respondendo a incidentes em todo o estado no domingo. Em José Boiteux, houve um conflito entre a polícia e indígenas após a decisão do governo de fechar a Barragem Norte, a maior de contenção de cheias do estado, localizada em território indígena. Mais tarde, as duas comportas da barragem de José Boiteux foram fechadas.

Desde quarta-feira, foram registradas duas mortes, 60 cidades declararam situação de emergência e várias rodovias estão interditadas devido às chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que afetaram residências, estradas e áreas urbanas em várias partes do estado.

Tubarão, no Sul catarinense, foi uma das áreas mais atingidas no sábado, com o resgate de 118 pessoas das 8h às 23h. Blumenau, que suspendeu a 38ª Oktoberfest, tem 107 desabrigados, segundo a Defesa Civil municipal, e também declarou situação de emergência.

O fechamento das comportas da Barragem Norte em José Boiteux impacta diretamente o nível do Rio Itajaí-Açu na região de Blumenau, a principal cidade afetada, mas estava pendente devido a um impasse entre o estado e alguns membros do povo Xokleng.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook