WhatsApp
Facebook

O projeto Crianças no Teatro, uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e PalcoParaná, oferece a crianças de 6 a 12 anos o acesso gratuito a apresentações e experiências teatrais enriquecedoras. Entrando em sua segunda edição, o circuito de apresentações inicia na segunda-feira (26), no palco do Guairinha, em Curitiba. O projeto se expandirá por 19 municípios paranaenses, cobrindo todas as macrorregiões histórico-culturais do Paraná.

Nesta edição, serão 190 apresentações teatrais e atividades de mediação cultural, com uma estimativa de alcance de aproximadamente 100 mil crianças da rede pública de ensino. Os recursos para a produção e execução do projeto foram, pela segunda vez, assegurados pelo Termo de Reinvestimento celebrado entre a SEEC e a Audi do Brasil.

A iniciativa contribui para a formação cultural de crianças em todo o Paraná e tem como objetivo fundamental democratizar o acesso à cultura e promover a inclusão social. O projeto busca estimular o hábito de frequentar o teatro e fomentar a circulação de companhias teatrais paranaenses, enriquecendo o cenário cultural do Estado.

“O Crianças no Teatro se consolidou como um pilar da política cultural do nosso Estado, mantendo-se firme em seu objetivo de descentralizar a cultura e formar novas plateias desde a infância”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “É um projeto que, mais uma vez, convida nossas crianças a se encantarem com a arte”.

A programação desta edição inclui uma seleção diversificada de peças teatrais e atividades culturais.

A agenda de espetáculos começa com a peça “O Mágico de Oss”, da Cia. do Abração, a partir de 26 de fevereiro no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), em Curitiba, seguindo para outras cidades do Estado.

Este circuito de apresentações também conta com produções como “Qual a Graça de Laurinda?”, da companhia Triolé, “A galinha Pim-Pim”, da companhia Obragem, e “Carmela Caramelo e Remela” da X-Plan Produções, que também serão apresentadas em várias localidades e datas específicas ao longo do Estado.

Confira a programação do circuito de 2024

“O Mágico de Oss”

A Cia. do Abração apresenta “O Mágico de Oss”, o espetáculo que abre as atividades de 2024 do programa. Trata-se de uma reflexão profunda sobre valores humanos fundamentais, inspirada na obra clássica “O Mágico de Oz” de L. Frank Baum. São 64 apresentações programadas em quatro cidades entre os dias 26 de fevereiro a 31 de maio. A estreia acontece em Curitiba, seguindo para São José dos Pinhais, Antonina e Paranaguá; atendendo, também, estudantes de Morretes.

Curitiba: 26 de fevereiro a 22 de março

São José dos Pinhais: 1 a 5 de abril

Antonina (e estudantes de Morretes): 23 e 24 de maio

Paranaguá: 27 a 31 de maio

Foto: Dan Castro

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook