WhatsApp
Facebook
Colombo inaugura dois novos Ambulatórios Médicos de Especialidades

Dois novos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME’s) foram inaugurados na manhã da última sexta-feira (1º) em Colombo. Os bairros Maracanã e Garaituba foram as regiões contempladas com as duas unidades médicas, que também irão atender outros doze municípios que fazem parte do Consórcio Metropolitano de Sáude do Paraná (Comesp), são eles:  Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Dr. Ulysses, Itaperuçu, Pinhais, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná.

“Ao mês são realizados 14 mil atendimentos de pacientes vindos das cidades da Região Norte e metade desses atendimentos são de pacientes de Colombo. Que a partir de agora contarão com unidades instaladas em lugares estratégicos, próximos aos terminais de ônibus”, disse o prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, que esteve acompanhado pelo prefeito de Almirante Tamandaré e  presidente do COMESP, Gerson Colodel.

Sobre os AME’s

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades são um Ponto de Atenção Secundário Ambulatorial – PASA da Rede de Atenção à Saúde – RAS, composto por equipe multiprofissional especializada, destinada a atender os usuários com condições complexas ou muito complexas, desenvolvendo suas quatro funções assistencial, educacional, supervisional e de pesquisa.

Os dois novos ambulatórios estão localizados em regiões onde se concentra a maioria dos pacientes, facilitando o acesso a serviços que envolvem a atuação de equipes multidisciplinares com médicos de diversas especialidades, gerenciados pelo Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (COMESP) em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Colombo.

O AME vincula-se as equipes da Atenção Primária à Saúde – APS. Essas unidades ambulatoriais são gerenciadas pelos Consórcios Intermunicipais de Saúde, como nesse caso o COMESP, visando otimizar e potencializar os recursos estaduais e municipais, e fortalecer a Regionalização das ações de saúde.

A Prefeitura de Colombo ressalta que o AME’s estava instalado no prédio que abriga o espaço do que deveria ser a UPA 24h do Jardim Osasco. Com a saída desta prestação do serviço deste bairro, a Prefeitura iniciará a reforma para a reabertura da UPA que foi fechada ainda em 2016.

Serao 14 Mil Atendimentos Mensais Disse O Prefeito De Colombo Helder Lazarotto Colombo Inaugura Dois Novos Ambulatórios Médicos De Especialidades
Serão 14 mil atendimentos mensais, disse o prefeito de Colombo Helder Lazarotto / Foto: Elizio Siqueira -Jornal União

Presenças

A cerimônia de inauguração dos novos ambulatórios de especialidades, contou com as presenças do vice-prefeito, Professor Alcione; da secretária interina, Marilize Okoinsk; da secretária de Assistência Social e primeira-dama, Elis Lazarotto; do Secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Ratinho Gotardo; do chefe de Gabinete, Cezar Bueno de Jesus; do Secretário de Governo, Ademir Garcia e do superintendente do Colombo Previdência, Wilton Carrão. Estiveram ainda presentes o presidente da Assomec e prefeito de Campina Grande do Sul, Bill Zanetti, além de diretores do COMESP e vereadores municipais.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook