WhatsApp
Facebook

As fortes chuvas que caem em Campina Grande do Sul desde domingo (27) vêm causando transtornos aos moradores das localidades rurais. Desabamentos de terra e pontos alagamentos foram registrados no município nas últimas horas. Nas regiões próximas de rios, especificamente, moradores se encontram ilhados, não tendo condições de saírem de suas casas. Segundo informou a Defesa Civil, nas últimas horas foram mais de 50 milímetros de chuvas registradas só no município.

Devido às precipitações, no início da tarde desta quinta-feira (28), houve desabamento de terra às margens do km 51 da BR-116, próximo à torre de transmissão, o que provocou a interdição total no tráfego de veículos na pista sentido São Paulo. Equipes da concessionária Autopista trabalharam durante toda a tarde para normalizar a situação. O trânsito foi liberado por completo somente no início da noite. O bloqueio ocasionou congestionamento de cerca de 16 quilômetros no trecho, segundo informou a concessionária via Twitter.

Whatsapp Image 2022 11 28 At 22.24.12 Chuvas Em Campina: Desabamentos De Terra E Alagamentos Deixam Moradores Ilhados Nas Localidades Rurais
Houve Desabamento De Terra Às Margens Do Km 51 Da Br-116, Próximo À Torre De Transmissão. Tráfego Foi Liberado No Início Da Noite, Segundo Informou A Concessionária Via Twitter

As chuvas também causaram danos à 20 famílias residentes da Canelinha, que precisaram ser realocadas para à casa de parentes após terem suas residências alagadas. As famílias estão recebendo assistência da Prefeitura Municipal. Na localidade de Taquari, em determinados trechos, as estradas estão debaixo d’água. A situação também é preocupante no bairro Terra Boa, também na área rural, onde as ruas estão alagadas e os moradores permanecem isolados. As aulas nas escolas locais foram suspensas por tempo indeterminado. Vários vídeos dos alagamentos estão sendo compartilhados nos grupos de WhatApp e demais redes sociais da região.

Whatsapp Image 2022 11 28 At 22.27.17 Chuvas Em Campina: Desabamentos De Terra E Alagamentos Deixam Moradores Ilhados Nas Localidades Rurais
Na Localidade De Taquari, Em Determinados Trechos, As Estradas Estão Debaixo D’água. Na Imagem, O Morador Mostra O Transbordamento Do Rio Taquari. Foto: Reprodução Whatsapp

As regiões mais afetadas são cortadas por rios, que devido ao volume das chuvas, têm transbordado rapidamente e preocupado os moradores, principalmente porque a previsão é que mais chuvas ocorram nessas localidades nas próximas horas. A situação está sendo monitorada pela Defesa Civil.

Atualização

Houve novo bloqueio devido a deslizamento de terra, dessa vez no KM 61 da BR-116, próximo à ponte do Rio Mirim. Até às 22h desta segunda-feira (28), a Arteris informou que havia fila de aproximadamente 6 km no trecho.

Alerta vermelho de mais chuva para Campina Grande do Sul e outras 27 cidades

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para mais chuvas para Campina Grande do Sul e outras 27 cidades da região metropolitana e litoral do estado nas próximas horas. Segundo o instituto, o acumulado deve ser superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, com risco de alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas nas áreas de risco. O alerta é válido até às 23h59 de terça-feira (29).

De acordo com o Simepar, a previsão do tempo para esta terça-feira (29) é de instabilidade elevada na região leste, em especial entre a Serra do Mar e Litoral do Estado. Não diferente do Inmet, o Simepar prevê que o acumulado de chuva pode causar transtornos aos moradores dessas localidades. As temperaturas permanecem entre os 15 e 20ºC.

Whatsapp Image 2022 11 28 At 22.23.29 Chuvas Em Campina: Desabamentos De Terra E Alagamentos Deixam Moradores Ilhados Nas Localidades Rurais
Houve Desabamento De Terra Às Margens Do Km 51 Da Br-116, Próximo À Torre De Transmissão. Foto: Reprodução Whatsapp

As demais cidades inclusas no alerta vermelho do Inmet estão: Adrianópolis, Agudos do Sul, Antonina, Araucária, Bocaiúva do Sul, Campo do Tenente, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Guaraqueçaba, Guaratuba, Mandirituba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Piên, Pinhais, Piraquara, Pontal do Paraná, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook