WhatsApp
Facebook
Centro Pop de Piraquara amplia atendimento a pessoas em situação de rua durante a "Operação Inverno"

A Prefeitura de Piraquara, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está realizando mais uma edição da Operação Inverno por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O atendimento noturno, implantado em 2021, tem como propósito abordar e acolher as pessoas em situação de vulnerabilidade que passam as noites em vias e espaços públicos. Neste ano de 2023, a ação teve início no dia 04 de julho, durante as noites com temperaturas mais frias.

Durante as abordagens, as equipes oferecem um kit contendo lanche e cobertor para as pessoas que não desejam ir para o acolhimento. Elas são orientadas a buscar locais mais seguros e informadas sobre o Centro POP, onde recebem assistência com higiene pessoal, alimentação e a possibilidade de pernoite. Entretanto, aceitar o atendimento e encaminhamento é facultativo, respeitando o direito de ir e vir de cada cidadão, conforme previsto na Constituição Federal, bem como o direito de permanecer em determinado local.

O objetivo dessa ação é orientar o público vulnerável durante o período de inverno mais rigoroso. Com base nos atendimentos realizados em anos anteriores, foi possível mapear os locais onde a população em situação de vulnerabilidade busca abrigo durante a noite, facilitando assim o trabalho das equipes de Assistência Social.

Além do acolhimento, a equipe do Centro POP auxilia no processo de reinserção social ou no encaminhamento para a cidade de origem, nos casos em que o cidadão não reside em Piraquara e demonstra interesse em retornar. O atendimento também ocorre mediante livre demanda, ou seja, pessoas que procuram o local voluntariamente. O Centro POP está localizado na Rua Frei Nicodemus Grundhoff, nº 526, Jardim Esmeralda.

A população também pode contribuir com a Operação Inverno, basta entrar em contato com a equipe através do telefone 3590-3655 quando se deparar com pessoas em situação de vulnerabilidade durante as noites frias. É importante ressaltar que, em casos onde o indivíduo esteja sob efeito de álcool, substância psicoativa ou apresente algum aparente transtorno mental, o SAMU deve ser acionado.

Centro Pop

Inaugurado em 2015, o Centro POP oferece serviços de acolhida, acesso à higiene pessoal, alimentação e a possibilidade de pernoite. O atendimento é realizado por meio da acolhida voluntária das pessoas que procuram o local ou através do Serviço Especializado em Abordagem Social, de acordo com a complexidade da situação. Vale ressaltar que o atendimento e a permanência no local são voluntários. Além disso, é importante destacar que o Centro POP não atende apenas indivíduos em situação de rua, mas também casos específicos de famílias vulneráveis. Por isso, desde 2020, o espaço foi ampliado e reorganizado para possibilitar o acolhimento seguro de todos que necessitam do serviço.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook