WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Cartão bancário em braille poderá ser disponibilizado para pessoas com deficiência visual

O Banco do Brasil lançou o primeiro cartão bancário totalmente impresso em braile do país, visando promover a inclusão bancária de pessoas com deficiência visual, estimular sua autonomia e tornar os serviços mais acessíveis e seguros.

O lançamento ocorreu na última segunda-feira (8), Dia Nacional do Sistema Braile, sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. A ação busca conscientizar a população sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência visual.

Os clientes do Banco do Brasil autodeclarados como cegos ou pessoas com deficiência visual poderão solicitar uma nova via do cartão, seja pelo aplicativo BB ou em uma agência bancária, e receberão no endereço cadastrado um kit contendo um cartão totalmente impresso em Braile, acompanhado de material explicativo impresso em alto relevo e caracteres ampliados para facilitar a leitura dos clientes com baixa visão.

O Sistema Braile, inventado pelo pedagogo francês Louis Braille em 1825, permite a leitura e escrita das pessoas com deficiência visual, parcial ou total, através de códigos formados por sinais em relevo. O dia nacional do sistema é uma homenagem ao professor José Álvares de Azevedo, responsável por trazer o Sistema Braile ao Brasil em 1854 e idealizador da primeira escola para o ensino de cegos no país.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook