WhatsApp
Facebook

O dia 26 de março ficará marcado na história de Campina Grande do Sul, a data foi escolhida para a inauguração do primeiro Centro Profissionalizante do município, um sonho idealizado por meio da parceria entre Prefeitura de Campina, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, com o Senai, Senac e Sebrae.

O novo equipamento público leva o nome de Norival Bernardi e ofertará cursos de diversas áreas, entre elas informática, beleza e estética e atenderá toda a população. O espaço passa a funcionar onde era o antigo Colégio Estadual Bandeirantes, no bairro Jardim Flórida, e vai caminhar concomitantemente ao programa Qualifica Campina, que só no ano passado formou mais de 2500 alunos.

A Cerimonia De Inauguracao Foi Realizada Na Tarde Dessa Terca Feira E Contou Com A Presenca De Liderancas Politicas E A Populacao Do Bairro Campina Inaugura O Primeiro Centro Profissionalizante Municipal No Jardim Flórida
A cerimônia de inauguração foi realizada na tarde dessa terça-feira e contou com a presença de lideranças políticas e a população do bairro

A cerimônia de inauguração foi realizada na tarde dessa terça-feira, com a presença do prefeito Bihl Zanetti; da primeira-dama, Fabiana Magrin Zanetti; da vice- prefeita, Belenice Rotini; do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Veiga; do promotor de Justiça do Ministério Público, Felipe José Gher; do prefeito em exercício de Quatro Barras, Jarbas Mocelin; do ex-deputado estadual, Clayton Kielse; do diretor da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, Carlos Henrique de Assis; do chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Valdenir Veloso; do presidente da Associação Comercial e Industrial de Quatro Barras e Campina Grande do Sul, Luiz Jair Minatti; da Talita Maria de Andrade, representante do SENAC-PR; da Simone Parnes, representante do SENAI-PR; Angela Gomandali, representante do SEBRAE-PR, além dos moradores do bairro.

Centro Profissionalizante Possui Sala De Informatica Totalmente Equipada Campina Inaugura O Primeiro Centro Profissionalizante Municipal No Jardim Flórida
Centro Profissionalizante possui sala de informática totalmente equipada

“Estamos dando um grande passo rumo à qualificação de mão de obra em nosso município. Devemos trabalhar em duas frentes buscar que venham investimentos e ao mesmo tempo qualificar mão de obra e profissionalizar ao máximo os campinenses. Assim gerando oportunidades de maior emprego e renda para população”, disse o prefeito Bihl Zanetti em seu discurso, momentos antes do descerramento da fita inaugural da unidade de ensino profissionalizante.

Descerramento Da Fita Inaugural Da Unidade De Ensino Profissionalizante Campina Inaugura O Primeiro Centro Profissionalizante Municipal No Jardim Flórida
Descerramento da fita inaugural da unidade de ensino profissionalizante

Em conversa com o Jornal União, o secretário de Indústria e Comércio, Venício Ferreira, falou da satisfação em idealizar o projeto no município. “Foram dois anos trabalhando em cima dessa ideia. Quando assumi a pasta tive uma conversa com o prefeito na qual sugeri: vamos pegar as instalações do Colégio Bandeirantes e transformá-lo em um centro profissional. Estou bem feliz em entregar a secretaria com esse novo espaço, além dos números do Programa Qualifica Campina. Espero que o próximo secretário continue com esse trabalho que venho realizando”, comentou.

Espaco Dispoe De Um Anfiteatro Para Reunioes Empresariais E Da Comunidade Campina Inaugura O Primeiro Centro Profissionalizante Municipal No Jardim Flórida
Espaço dispõe de um anfiteatro para reuniões empresariais e da comunidade

Homenagem

Durante a inauguração foi prestada uma homenagem aos familiares de Norival Bernardi que leva o nome do novo espaço público. A família representada por Nosley Bernardi, Noeli Bernardi e Gisele Bernardi, foram chamados à frente do palco para receber do prefeito Bihl Zanetti e da primeira-dama, Fabiana Zanetti, para receber uma saudação especial.

Familiares De Nivanor Bernardi Que Denomina O Espaco Publico Receberam Homenagens Campina Inaugura O Primeiro Centro Profissionalizante Municipal No Jardim Flórida
Familiares de Nivanor Bernardi, que denomina o espaço público, receberam homenagens

“É um momento de muita emoção. Quero agradecer ao prefeito, ao secretário Venício e aos vereadores por conceder essa homenagem. Com certeza o Nori, onde ele estiver, está aplaudindo e contente com essa homenagem”, disse Nosley Bernardi.

O Centro Possui 1.700 M² E Passa A Funcionar Onde Era O Antigo Colegio Bandeirantes Campina Inaugura O Primeiro Centro Profissionalizante Municipal No Jardim Flórida
O centro possui 1.700 m² e passa a funcionar onde era o antigo Colégio Bandeirantes

Estrutura

O centro possui 1.700 m² e conta com 1 refeitório, 1 cozinha, 1 sala de reunião, 1 sala de informática, 1 sala de costura, 2 salas prontas para qualquer curso aleatório, 1 sala para os cursos de beleza, 1 anfiteatro e 1 quadra coberta para eventos futuros que envolverão empreendedores locais.

Cursos

O centro já está pronto para a utilização, e cursos iniciais já foram disponibilizados através da parceria entre o Senai, Senac e Sebrae, sendo os iniciais de panificação, beleza e costura, além de outras qualificações profissionais de acordo com a demanda local.

Foram anunciados ainda os seguintes cursos: gestão e administração, desenvolvimento de software profissional, elaboração de currículos e redes sociais, aperfeiçoamento em entrevistas, qualidade e atendimento em restaurante, excel e recursos básicos, preparo de salgados, técnica para fabricação de salgados para festas, esmaltação de unhas e alongamento de cílios. Essas qualificações estão previstas para acontecer no decorrer do ano de 2024.

Outras duas parcerias inéditas feitas através da Qualifica Cursos e da Shopee irão disponibilizar curso de Operador de Máquinas Pesadas e Como Vender Nas Plataformas On-line, respectivamente, esse último voltado a pequenos e microempresários locais.

Inscrições

O início das aulas está previsto para o dia 15 de abril e as inscrições estão abertas com grade para o ano todo. Para se candidatar, os interessados devem ir pessoalmente até o Centro Profissionalizante, na rua Celestino Ferrarini, Nº 704, no Jardim Flórida ou na Agência do Trabalhador que fica na Rua João Trevisan, Nº 1296, no Jardim Paulista.

Homenagem

O Centro Profissionalizante leva o nome de Norival Bernardi. Popularmente conhecido como “Nori” nasceu em 27 de junho de 1944, no município de Timbó/SC. Era filho de Ricieri Bernardi e Tereza Buzzi Bernardi. Casou-se com Nilsa Bernardi, com quem teve três filhos, Nosley, Noeli e Gisele. Em 1960, foi residir na cidade de Colombo/PR, onde fundou o restaurante Blumenauense. Mudou-se para Campina Grande do Sul em 1966, onde construiu o Posto de combustível Gralha Azul. Em 1980, fundou a Madegral Indústria de Madeiras Gralha Azul e a empresa Nivanor Motos em Curitiba, também atuando na área da silvicultura. Norival Bernardi faleceu em 07 de fevereiro de 2008.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook