WhatsApp
Facebook
Campina Grande do Sul implementa Patrulha Maria da Penha para proteção de mulheres vítimas de violência doméstica

A Prefeitura de Campina Grande do Sul, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Segurança, lançou a Patrulha Maria da Penha, uma iniciativa especializada voltada para prevenir e combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres, visando garantir sua segurança e integridade.

A equipe da Patrulha Maria da Penha é composta por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) que receberam capacitação para oferecer atendimento às mulheres que procurarem o serviço ou que forem encaminhadas pelo Poder Judiciário.

O prefeito Bihl Zanetti destacou a importância da colaboração entre diferentes instituições para o sucesso da Patrulha Maria da Penha. Ele ressaltou:  “A integração do Poder Público Municipal com Poder Judiciário, Ministério Publico, Polícia Civil e Polícia Militar são fundamentais para o combate ao crime. Tenho a certeza que vai surtir efeito para a população. Iremos continuar investindo em segurança pública, vejo isto como um dever da gestão pública. Capacitamos agentes para o atendimento específico e especial que é a Patrulha Maria da Penha”, disse o prefeito.

O secretário Jefferson Cordeiro mencionou que a criação da Patrulha Maria da Penha fazia parte do plano de governo do prefeito Bihl desde 2017 e que agora foi concretizada após a conclusão do concurso público. Ele declarou: “Realizamos um sonho do município de Campina Grande do Sul, dando um passo para a segurança e proteção da mulher vítimas de violência doméstica”, afirmou Jefferson.

O delegado Dr. Gustavo de Pinho Alves elogiou a iniciativa da Prefeitura de Campina Grande do Sul ao fortalecer a Guarda Civil Municipal e estabelecer a Patrulha Maria da Penha. Ele comentou: “É de suma importância para darmos uma resposta imediata para as pessoas vítimas de violência doméstica e demonstra a preocupação do poder executivo municipal no que se refere à segurança do município bem como ao combate à violência doméstica que ocorre na comarca”, afirmou.

153 Cidadão

Foi lançado o aplicativo “153 Cidadão” que permite aos cidadãos de Campina Grande do Sul fazer reclamações, denúncias ou relatar ocorrências pelo celular. Mulheres que possuem medidas protetivas terão acesso a um botão especial no aplicativo chamado “MARIA DA PENHA”, que permitirá acionar a equipe da GCM em situações de emergência. As mulheres receberão treinamento dos agentes da GCM para aprender a usar essa funcionalidade do aplicativo.

Presenças

O lançamento contou com a presença do prefeito Bihl Zanetti; da vice-prefeita Belenice Rotini; do secretário de Ordem Pública e Segurança, Jefferson Cordeiro; autoridades do Poder Judiciário e do Ministério Público, das MM. juízas Dra. Paula Priscila Candeo, qual coordenou o lançamento do Patrulha no Fórum da Comarca, Dra. Camila Britto Formolo e Dra. Elisa Matiotti Polli, e os promotores Dr. Octacílio Sacerdote Filho, Dr. Fellipe José Gehr e Dr. Diogo de Assis Russo; do novo delegado da Polícia Civil do município, Dr. Gustavo de Pinho Alves; do tenente-coronel Zwir, do 29º batalhão, representando a Polícia Militar; do comandante da GCM, Marcelo Souza; da primeira-dama Fabiana Zanetti e da representante da secretaria de Ação Social, Letícia Silveira. Também estiveram presentes o delegado-chefe Esteves, da Delegacia Metropolitana da Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes da GCM, secretários municipais, vereadores, representantes do conselho da comunidade e integrantes da rede de proteção.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook