Aconteceu no domingo (11), no Teatro José Carlos Zanlorenzi, no Jardim Paulista, a formatura de 23 novos guardas municipais que atuarão na cidade de Campina Grande do Sul. Essa é a terceira turma do Curso de Formação Técnico Profissional da Guarda Municipal. Após aprovação, os novos GCMs iniciaram curso de formação em junho deste ano e após mais de 1.000 horas de aulas entre diversas disciplinas, foram chamados para assumir o cargo efetivo de Guarda Municipal. Os novos profissionais já vão começar a atuar nas ruas da cidade.
O prefeito Bihl Zanetti participou da cerimônia de formatura e foi escolhido como nome da turma. “Fico feliz em concluirmos mais esta etapa de investimento em segurança pública da nossa cidade. Com o número maior de efetivos, poderemos atender melhor nossa população dada a crescente demanda”.
Bihl ainda agradeceu a Guarda pelo trabalho realizado em prol da segurança e parabenizou o secretário Jefferson Cordeiro e equipe pelo resultado final do concurso dando boas vindas aos formandos. “Com os novos agentes, a Prefeitura Municipal dobra o número de efetivos de 23 para 46 guardas que tem a partir de agora esse desafio de cuidar da população e dos equipamentos públicos”, disse o prefeito.
Eleito paraninfo da turma, o secretário de Ordem Pública e Segurança, Jefferson Cordeiro, parabenizou os formandos e falou sobre a importância do olhar da gestão para as questões da segurança pública municipal. “Quero fazer um agradecimento especial ao prefeito Bihl Zanetti pelos investimentos aplicados à instituição nos últimos anos, como o reaparelhamento da GCM, a aquisição de novas viaturas, a criação do grupamento tático (GOTE) e do Setor de Inteligência e Contrainteligência, a implantação da Central 153, a ampliação da estrutura física da base da GCM e a criação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Civil Municipal, no qual fora realizado todo o curso de formação dos novos agentes”, disse o secretário, agradecendo também aos agentes da GCM pelo empenho e dedicação no exercício de suas funções.
Os guardas irão trabalhar na prevenção e combate à violência juntos com os órgãos estaduais e federais da segurança pública.
Formação
De acordo com o subinspetor e coordenador do curso de formação técnico profissional do município, José Porfírio Rosa Filho, os nomeados passam por uma formação criteriosa. “São 48 disciplinas que envolvem temas que vão da legislação e direito constitucional, prevenção, defesa civil, ética, cidadania, armamento e técnica de tiro a manuseio de equipamento não letal entre outras áreas”.
Os guardas também já saem com a formação de agentes de trânsito onde aprendem sobre legislação, educação, operações e ordenamento de trânsito.