WhatsApp
Facebook

O volume de café exportado pelo Brasil em janeiro deste ano foi 39% maior em comparação ao mesmo período de 2023, conforme levantamento do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Em números, foram enviadas 3,961 milhões de sacas de 60 kg de café, gerando uma receita superior a 800 milhões de dólares, enquanto em 2023 o valor foi de 615 milhões de dólares.

O Brasil tem compensado o déficit causado por quebras de safra em grandes produtores, como Vietnã e Indonésia, com ambos os países aumentando suas importações de café brasileiro.

O desempenho das exportações brasileiras foi considerado positivo pelo Cecafé. A entidade destaca que as exportações são afetadas por condições meteorológicas e conflitos globais que interferem no fluxo das embarcações. Atualmente, preocupações incluem a seca na região do Panamá, afetando o Canal do Panamá, e os ataques de piratas na região da África e do Oriente Médio, que representam desafios logísticos.

“Até o momento, não houve impacto direto nos embarques de café do Brasil, mas é importante considerar que a continuidade dos ataques na rota entre o norte da África e o Oriente Médio, bem como a escassez de chuvas na América Central, poderão resultar em aumento nos custos de frete ou falta de embarcações disponíveis, complicando a situação”, destacou em comunicado.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook