WhatsApp
Facebook
Bombeiros Prestam Assistência A Famílias Afetadas Pelas Chuvas No Litoral

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná estão prestando atendimento a famílias em áreas alagadas devido às intensas chuvas que atingem o Litoral do Paraná desde sábado (20). No total, foram realizados 51 resgates em alagamentos nas cidades de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, removendo 158 pessoas de áreas de risco por meio de viaturas ou botes, dependendo das condições locais. Cinquenta e três dessas pessoas foram encaminhadas para abrigos, conforme informações do Corpo de Bombeiros.

Guaratuba foi a localidade mais afetada pelas chuvas, com 35 atendimentos dos bombeiros, incluindo os que participam do Verão Maior Paraná. Os bairros Cohapar, Carvoeiro, Coroados e Piçarras foram as regiões mais impactadas no município.

De acordo com o Simepar, Guaratuba registrou 221 milímetros de chuva ao longo da terça-feira (23), marcando o terceiro maior volume diário de chuva desde o início da série histórica em 1997 (o maior foi em 4 de janeiro de 2003, com 232 mm). No acumulado do mês, janeiro de 2024 já contabiliza 642 milímetros de chuva, sendo o sexto maior acumulado mensal da mesma série histórica.

Em Matinhos, que registrou 69 milímetros de chuva na terça-feira, os bombeiros realizaram 16 resgates de alagamento, principalmente nos balneários de Albatroz, Costa Azul, Riviera, Saint Etiene, Caravela e Currais. Em Pontal do Paraná, onde foram registrados 175 milímetros de chuva, ocorreram 11 resgates em Praia de Leste, Pontal do Sul, Monções, Jardim Canadá e Beltrame.

Os bombeiros também atenderam duas ocorrências de deslizamento de terra, uma delas em uma residência na Prainha, em Matinhos, e outra na via de acesso ao ferry boat, em Guaratuba. Não houve registro de pessoas feridas, e os locais foram isolados.

Orienta-se que os moradores e veranistas estejam atentos aos alertas emitidos pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, que monitora a situação no estado, recebendo informações dos órgãos de meteorologia. O serviço é gratuito, bastando enviar um SMS com o CEP da residência para o número 40199. Para mais informações e orientações, acesse o site da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná.

Desde segunda-feira (22), a Coordenadoria da Defesa Civil enviou 25 alertas para todo o Paraná sobre as condições climáticas, informando sobre o risco de chuvas e tempestades. A corporação também pode fornecer telhas, lonas, kits de limpeza e higiene, e cestas básicas mediante requisição das prefeituras.

O Corpo de Bombeiros recomenda que as famílias em áreas de risco de alagamento, especialmente aquelas com pessoas com dificuldade de locomoção, busquem abrigo com os bombeiros ou em casas de familiares. Em locais onde ainda é possível o deslocamento a pé, mesmo com alagamento, é recomendável procurar abrigo até que o nível da água diminua. As pessoas que precisarem de auxílio do Corpo de Bombeiros para deixar esses locais devem acionar a corporação pelo telefone 193.

A continuidade das chuvas no Litoral é esperada, e novas pancadas com grandes acumulados são previstas para o final da tarde de quinta-feira (25).

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook