WhatsApp
Facebook
Barbeiro Em Quatro Barras Atende Crianças Com Autismo E Faz Sucesso Pelo Trabalho Inclusivo Nas Redes Sociais

Um barbeiro de Quatro Barras virou especialista em atender crianças diagnosticadas com autismo. Com todo cuidado e carinho, Carlos Henrique Camilo, conhecido como Malla, oferece um atendimento personalizado que tem atraído famílias até de outros estados.

O trabalho inclusivo do jovem barbeiro, de 29 anos, vem repercutindo nas redes sociais, prova disso são os mais de 100 mil seguidores, isso só no Instagram, além de vídeos que somam mais de 20 milhões de views nas plataformas digitais. Em meio às publicações teve até um de seus posts replicados pelo governador Ratinho Junior, no qual o parabenizou pelo trabalho realizado.

O Jornal União esteve na barbearia do Malla, no centro de Quatro Barras, para conhecer mais sobre seu trabalho. Em conversa com nossa reportagem, ele contou que atua como barbeiro há sete anos e há três se dedica a cortar cabelo de crianças autistas. “A ideia de atender esse grupo surgiu após o pai de um autista comentar que tinha dificuldade em encontrar profissionais que cortassem o cabelo do filho. Ele relatou que essa dificuldade não era só dele, mas de várias famílias com crianças autistas”, inicia.

Malla então foi em busca de estudar sobre o assunto, fez vários cursos na área para melhor atender as necessidades deste público e criou métodos próprios para conseguir cortar o cabelo de crianças com TEA. “Atender crianças com transtorno de espectro autista parece simples, mas exige muita paciência. Elas têm sensibilidade auditiva; o barulho de uma máquina, de uma música, é um problema pra elas. Algumas têm sensibilidade ao toque e à água. Os métodos que utilizo é para disfarçar as influências externas e distraí-las para que fiquem confortáveis no ambiente”.

O Jovem Profissional Ja Conquistou Pelo Menos Seis Premios Como Barbeiro Barbeiro Em Quatro Barras Atende Crianças Com Autismo E Faz Sucesso Pelo Trabalho Inclusivo Nas Redes Sociais
O jovem profissional já conquistou pelo menos seis prêmios como barbeiro.

Reconhecimento dos pais

Os pais reconhecem o trabalho peculiar desenvolvido por Malla, até porque ele é um dos poucos profissionais no país a realizar esse tipo de atendimento. E são os próprios pais que fazem a propaganda dele país afora. “Os pais ficam agradecidos, pois o corte é feito sem traumas, sem ficar preso à cadeira, sem provocar crises e executado no tempo da crianças, pois um corte nesses casos pode levar horas. E assim vai: um pai vai contando pro outro e o número de crianças que atendo só tem aumentado”.

Além dos pais, as crianças também demonstram um carinho e identificação pelo barbeiro. Algumas o consideram como amigo e costumam chamá-lo de “Tio Malla”.

Ele E Um Dos Poucos Profissionais No Pais A Realizar Esse Tipo De Atendimento Barbeiro Em Quatro Barras Atende Crianças Com Autismo E Faz Sucesso Pelo Trabalho Inclusivo Nas Redes Sociais
Ele é um dos poucos profissionais no país a realizar esse tipo de atendimento.

Malla ensina técnicas a outros profissionais da área

O barbeiro compartilha que ainda há uma carência de profissionais especializados nos espaços de beleza em geral para atender esse público. Pensando nisso, Malla oferece treinamento para que os demais profissionais como ele aprendam que é possível fazer um corte de cabelo atípico, sem fazer com que crianças autistas sofram. As aulas são realizadas em sua barbearia, conforme demanda dos interessados.
Em seu Instagram profissional, o @mallasbarber há também conteúdos com dicas de como propiciar um atendimento humanizado às crianças com TEA. As postagens normalmente tiram como exemplos as técnicas utilizadas pelo barbeiro em seus cortes.

Malla Criou Metodos Proprios Para Conseguir Cortar O Cabelo De Criancas Com Tea Barbeiro Em Quatro Barras Atende Crianças Com Autismo E Faz Sucesso Pelo Trabalho Inclusivo Nas Redes Sociais
Malla criou métodos próprios para conseguir cortar o cabelo de crianças com TEA.

De vendedor de produtos de limpeza a barbeiro premiado

Antes de se tornar barbeiro, Malla ganhava a vida vendendo produtos de limpeza de porta em porta, na época residia em Colombo. Na profissão, a história de Malla começa mais precisamente no final de 2015, quando fez uma escolha que mudaria sua vida. Uma de suas tias ofereceu ajuda dizendo que parcelaria um curso que ele desejasse fazer.

Sem saber o que escolher, Malla decidiu fazer um curso de barbeiro. Enquanto fazia o curso, Malla fez um anúncio procurando emprego na área. Um homem que tinha uma barbearia no Jardim Paulista, em Campina Grande do Sul, viu a postagem e entrou em contato, oferecendo um trabalho. Estabilizado no emprego, ele então se mudou para o município vizinho onde mora com a esposa e os dois filhos.

Anos se passaram e com talento de sobra aplicado pelas barbearias de Campina Grande do Sul, Malla se sentiu confiante em empreender com sua própria barbearia e abriu – há quatro anos – seu espaço na região central de Quatro Barras. Normalmente, ele chega a realizar em média 100 atendimentos ao mês, sendo que uma pequena parcela dessa clientela vem de outras partes do país, como do interior de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.

O jovem já conquistou ao menos seis prêmios como barbeiro, mas nenhum específico por trabalhar com crianças autistas. Além dos pequenos, ele já cortou ou arrumou o cabelo de algumas personalidades, com destaque para o Supla, além de jogadores de futebol famosos.

Fotos: Divulgação Mallas Barber.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook