WhatsApp
Facebook

O prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, é o novo presidente da diretoria eleita da Associação de Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC) para o biênio 2023 -2024. A eleição da chapa Integração encabeçada por Bihl foi realizada na manhã dessa quarta-feira (7), na Chácara Minas D’Água, em Campo Magro, e reuniu cerca de 25 prefeitos associados da Grande Curitiba.

Bihl foi eleito presidente por unanimidade e ocupará o lugar do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, que deixa a presidência. Em seu primeiro pronunciamento como presidente, o novo presidente agradeceu a gestão do prefeito Rafael Greca pela oportunidade de maior participação da Região Metropolitana. “Meu agradecimento ao prefeito Rafael Greca que abriu o espaço para que um município da RMC pudesse presidir a ASSOMEC. Vamos continuar trabalhando sempre unidos e com muito diálogo. Tenho certeza que Curitiba precisa de nós e nós precisamos de Curitiba”, disse Bihl.

O recém-eleito presidente pontuou algumas pautas que pretende trabalhar durante o seu mandado, tais como: oferecer auxílio aos municípios, especialmente às pequenas cidades, elaborar projetos com o apoio das universidades parceiras, colaborar com o plano de desenvolvimento integrado e urbano na região metropolitana, além de colaborar com a segurança pública com o fortalecimento das guardas municipais dessas cidades.

Parceria com universidades

Um dos destaques da assembleia geral foi, logo após a eleição, a assinatura de um convênio entre a ASSOMEC e as principais universidades públicas e privadas de Curitiba. A parceria faz parte do Programa de Extensão Universitária (ProEx), que tem como objetivo suprir as demandas dos municípios que precisam de apoio técnico-científico em projetos específicos.

Uma das universidades que integram o programa é a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), que foi representada no evento pelo pró-reitor, professor Fernando Molin.

Conforme explica Molin, a ideia da parceria é integrar as universidades com a comunidade, abrangendo várias áreas, desde o agronegócio até os setores do comércio, saúde, saneamento, entre outros. “Em prática os municípios nos trarão os problemas em áreas específicas, e nós com uma visão mais técnica apresentaremos as soluções. Todo esse diagnóstico será elaborado com a participação direta dos professores e alunos em sala de aula. É uma forma de fazer com que os próprios estudantes se sintam motivados e participantes da comunidade em que eles estão inseridos”.

Os projetos que porventura forem viáveis a sua aplicação poderão ser incorporados e implantados nas cidades avaliadas. “Todos saem ganhando, a prefeitura, a universidade e os alunos, principalmente”, avalia Molin.

Na avaliação do novo presidente da ASSOMEC, Bihl Zanetti, o convênio trará propostas futurísticas e irá facilitar o trabalho das gestões públicas municipais. “Vamos ganhar tempo, menor custo e menos burocracia”, destaca.

Assinaram o termo de cooperação a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); a Universidade Federal do Paraná (UFPR); a Universidade Estadual do Paraná (Unespar); a Universidade Católica do Paraná (PUCPR); a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR).

A nova diretoria da ASSOMEC é composta pelos seguintes membros:
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Bihl Zanetti – prefeito de Campina Grande do Sul
1º vice-presidente: Claúdio Cesar Casagrande – prefeito de Campo Magro
2º vice-presidente: Maurício Rivabem – prefeito de Campo Largo
Secretária: Karime Fayad – prefeita de Rio Branco do Sul
Tesoureiro: Maicon Grosskopf – prefeito de Piên


CONSELHO FISCAL
Presidente: Josimar Aparecido Knupp Froés – prefeito de Piraquara
MEMBROS
Marco Antonio Baldão – prefeito de Tunas do Paraná
Rosa Maria de Jeses Colombo – prefeita de Pinhais
SUPLENTES
1º suplente –Margarida Maria Singer– prefeita de São José dos Pinhais
2º suplente – James Kerson Valério – prefeito de Rio Negro


Municípios Integrantes da ASSOMEC: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Campo do Tenente, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Tunas do Paraná.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook